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23/12/2024

TECNOLOGIA

Setic realiza desenvolvimento e implementação de ferramenta para gerenciamento de informações à Segep

26 de maio de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

A ferramenta de apoio e suporte à tomada de decisão foi criada através da necessidade da busca de todos os processos de aposentadoria do Governo de Rondônia

Para dar celeridade no controle de processos de aposentadoria, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic, em parceria com a Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas – Segep, realizou o desenvolvimento e implementação de uma ferramenta com a utilização de método de Inteligência de Negócios (Business intelligence-BI) baseada em estratégia e tecnologias, utilizadas para análise de dados e gerenciamento de informações na área de negócio.

A ferramenta de apoio e suporte à tomada de decisão foi criada através da necessidade da busca de todos os processos de aposentadoria das pastas que compõe o Governo de Rondônia. A ferramenta realiza a busca do quantitativo de processos, verificando o tempo de tramitação, resolução e abertura, possibilitando a adesão de uma melhor estratégia.

O Superintendente da Segep, Sílvio Rodrigues declarou que a aposentadoria é um dos meios pelo qual o Poder Executivo Estadual consegue dar vazão e alternância no quadro de servidores. “Existe três formas de alternância de servidores públicos no Governo; exoneração, aposentadoria e falecimento do servidor. Para que haja investimento em novos servidores, é necessário que haja uma agilidade na resolução de processos de aposentadoria, dando celeridade no direito dos cidadãos”, ressalta.

O coordenador de Análise e Gestão de Dados, Abdenildo Sobreira enfatizou que a ferramenta partiu de uma solicitação de caráter emergencial.  “A metodologia ágil que utilizamos é o Scrum, que nos permite identificar a emergência da demanda e solucionar de forma mais precisa. Um dos pontos relevantes que podemos citar, é o fato da ferramenta ter sido desenvolvida em 24h, pois já tínhamos uma base de dados pronta”.

O analista de Dados, Dimitri Camargo explicou que a base de dados do Sistema Eletrônico de Informações – Sei, foi utilizada para a coleta de dados necessários ao desenvolvimento da ferramenta e solução do problema. “Essa base, a qual utilizamos para montarmos o relatório, é uma estação de dados do Sei, a qual contém informações estratégicas, que não possuem dados pessoais e não fere a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD. Nós coletamos, realizamos o tratamento desses dados, disponibilizamos as informações dos quantitativos e adequamos ao pedido do cliente.

O coordenador de Análise e Gestão de Dados, destacou também que, a ferramenta é utilizada apenas por pessoas dos setores responsáveis por analisar processos de aposentadoria, promovendo uma maior segurança. O usuário utiliza mesmo acesso cadastrado nos sistemas do Governo.

SCRUM

SCRUM é uma estrutura de gerenciamento de projetos ágeis adotada pela Setic, como forma de orientar o trabalho das equipes, com foco em resultados inteligentes e alinhados com as demandas existentes, pensado na economia, facilidade, atendimento e comunicação.

O Gerente de Dados, Pedro Gomes, evidenciou que a celeridade da ação se deu por meio da metodologia do Scrum, adotada pela Setic.

“Dado a relevância da solicitação, a estrutura do Scrum permite que uma demanda de menor urgência seja trocada para uma de maior urgência, sem prejudicar nenhuma parte envolvida, então adotamos essa abordagem. Em fluxo normal, seriam necessários aproximadamente 10 dias para a entrega, mas trouxemos a adaptabilidade devido à urgência da demanda.

Abdenildo Sobreira conclui que a celeridade da entrega da ferramenta foi possível através do trabalho e organização construída pela Setic. “A entrega ágil de produtos semelhantes a esse é construída através de um esforço e planejamento da equipe, para enfim chegarmos nesse resultado.”


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Fonte
Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


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