Governo de Rondônia
28/04/2024

NOVEMBRO AZUL

“Saúde do homem” é fortalecida durante palestra para os servidores do Porto de Porto Velho

29 de novembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O cuidado com a saúde não deve ser restrito a um único mês, mas sim ser um compromisso contínuo ao longo de todo o ano”, a assertiva é da coordenadora da Atenção primária de Saúde no Estado da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Tamires Oliveira, que junto à coordenadora da Saúde do Homem da Sesau, Renata Gomes, ministrou a palestra “Saúde Integral do Homem” para os funcionários do Porto de Porto Velho. A iniciativa é alusiva ao Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença é o segundo câncer mais comum entre os homens no Brasil. Todos os anos, estimam-se cerca de 71.730 novos casos. Também é a segunda maior causa de morte por câncer entre os homens.

A coordenadora da Atenção Primária de Saúde no Estado enfatizou que, a idade é um fator importante e a doença é mais comum em homens acima de 60 anos. Segundo a enfermeira, ter parentes com câncer de próstata antes dos 60 anos e ser obeso ou abusar do uso de álcool e fumo, também aumentam o risco.

De acordo com Tamires, é preciso estabelecer parcerias estratégicas para cuidar do homem em sua integralidade, porque muitos homens estão adoecendo por outros fatores.

O diretor de Fiscalização e Operações do Porto de Porto Velho, Alfredo Yukio, ressaltou a importância das ações de conscientizar os homens sobre a prevenção e os cuidados com a saúde.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Josi Gonçalves
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Governo Fez e Faz, Saúde, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo