CONHECIMENTO

Porto de Porto Velho recebe estudantes de Administração Pública e Governo

05 de outubro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Dúvidas dos alunos foram respondidas pelo coordenador de Gestão Portuária que falou sobre as características do Porto de Porto Velho

A Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia – Soph recebeu alunos do curso de Administração Pública e Governo de uma instituição de ensino superior de São Paulo, no Porto de Porto Velho. A visita, aconteceu na terça-feira (3), e faz parte das imersões locais promovidas pelo curso para a realização de estudos das políticas públicas de diferentes regiões e suas aplicabilidades.

As turmas foram divididas em duplas para cobrir os diversos aspectos da gestão pública do município de Porto Velho. Os alunos tiveram suas dúvidas respondidas pelo coordenador de Gestão Portuária, Luiz Gustavo Rogério Braga, que falou sobre as características do Porto de Porto Velho e apresentou a infraestrutura portuária, como o cais flutuante e as rampas Roll-on/Roll-off. É por esses locais que são movimentadas as cargas que chegam a  Rondônia e saem para diversos países.

A acadêmica Bianca Moratelli, responsável pela área de ordenamento portuário esclareceu que, a imersão começou primeiro em esfera Federal, na capital Brasília, e depois foi para a municipal, onde foi solicitado às prefeituras pontos que necessitam de atenção para ser pesquisados. Ao final da imersão, os alunos apresentarão uma devolutiva à professora Andréa Martini Pineda, supervisora de imersão local da instituição de ensino superior sobre o que conseguiram apreender durante o processo de pesquisa.

Para o coordenador de Gestão Portuária, o projeto é importante porque possibilita o contato desses acadêmicos com  a realidade da Amazônia, e as políticas públicas da região Norte, quanto à sustentabilidade e proteção dos povos indígenas. Braga considerou que, essa iniciativa demonstra o compromisso da Soph em compartilhar conhecimento.

“O estudo das políticas públicas e a análise de suas aplicações em diferentes contextos regionais são fatores cruciais para o desenvolvimento sustentável e eficiente de qualquer infraestrutura portuária. A parceria entre o mundo acadêmico e o setor portuário contribui para o aprimoramento das práticas de gestão, o que beneficia não apenas o Porto de Porto Velho, mas também toda a comunidade e a economia da região”, concluiu Braga.

Texto: Guilherme Belém e Josi Gonçalves
Fotos: Guilherme Belém

Cursos, Economia, Educação, Empresas, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Sociedade