Governo de Rondônia
30/04/2024

TECNOLOGIA

Plataformas digitais desenvolvidas pelo Governo de RO proporcionam eficiência da prestação do serviço ao cidadão

01 de abril de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A plataforma facilita o acesso dos cidadãos aos cursos de qualificação, capacitação, auxílio financeiro temporário e equipagem

Para facilitar o acesso da população às oportunidades de qualificação e capacitação profissional no Programa Vencer, lançado no mês janeiro pelo Governo do Estado  de Rondônia, a Plataforma Vencer foi desenvolvida pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), visando facilitar o acesso dos cidadãos aos cursos de qualificação, capacitação, auxílio financeiro temporário e equipagem oferecidos pelo Programa.

O Programa Vencer, idealizado pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), visa proporcionar oportunidades através de qualificação e capacitação, aliado ao auxílio financeiro temporário e equipagem, para impulsionar a autonomia financeira e o crescimento econômico

A construção da Plataforma Vencer representa uma ação do Governo Estadual para promover conjuntamente o desenvolvimento socioeconômico e a inclusão social, por meio dos quais, os cidadãos em situação de vulnerabilidade social têm acesso a uma ampla gama de cursos e capacitações, com o objetivo de fornecer-lhes as habilidades necessárias para a inserção no mercado de trabalho e o desenvolvimento de suas carreiras.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, investir em tecnologia para concretizar e facilitar políticas públicas é de fundamental importância. “A plataforma desenvolvida para o Programa Vencer se alia aos objetivos do Governo do Estado para melhorar as condições de vida da população”, salientou.

Segundo o superintendente da Setic, Delner Freire, a tecnologia está aliada ao sucesso dos programas governamentais.

PARA O CIDADÃO

O Governo de Rondônia tem expandido o desenvolvimento e a implementação de soluções digitais, por meio do trabalho realizado pela Setic, para aumentar a eficiência da prestação do serviço público por meio da tecnologia. O Portal do Cidadão é uma dessas iniciativas, que unifica os serviços oferecidos pelo Estado em um único portal, tais como: agendamentos de Carteira de Identidade (RG); Passe Livre do Idoso/Portador de Deficiências; solicitação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva, e mais outros 60 serviços prestados no “Tudo Aqui”.

Também em parceria com a Seas, a Setic desenvolveu o Educa Seas, um ambiente virtual de aprendizagem para capacitar gestores, trabalhadores, conselheiros e operadores dos programas sociais do Estado. O Educa Seas é uma ferramenta que reúne capacitações na modalidade de Educação a Distância (EaD), oferecidas pela Seas, em conformidade com os princípios e diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (Suas) do Governo Federal.

A Superintendência desenvolveu ainda, como apoio ao Programa Prato Fácil, o Sistema Prato Fácil para gerenciar os atendimentos do programa, tornando-o mais rápido, e reduzindo riscos de fraude e falhas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Cidadania, Cursos, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Municípios, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo