Governo de Rondônia
27/04/2024

SAÚDE

Parceria promove saúde e bem-estar aos colaboradores portuários do Porto de Porto Velho

11 de outubro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Como parte de um projeto de extensão promovido por uma Instituição Universitária de Porto Velho, durante um período de dois meses, a partir desta quarta-feira, serão disponibilizados testes rápidos e oficinas de cuidados para a saúde dos trabalhadores portuários.

No mês de setembro, os estudantes se encontraram com representantes da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia – SOPH, para estabelecer parceria. A ação tem como objetivo exercitar os conhecimentos práticos dos alunos, contribuindo também com a saúde dos funcionários do Porto. Os testes rápidos realizados são de: sífilis, hepatite B/C, HIV, glicemia, além de aferição de pressão arterial.

EXERCÍCIOS E DISTRIBUIÇÃO DE KITS

Também serão realizados exercícios físicos e de orientação postural, além de instrução para saúde bucal com distribuição de kits de higiene para os participantes. O projeto reúne em torno de 60 alunos dos cursos de biomedicina, farmácia, fisioterapia, odontologia, educação física e enfermagem.

A professora de enfermagem e coordenadora do projeto, Maely Oliveira Batista, conta suas expectativas para a cooperação com o Porto: “Quando fomos montar o projeto, percebemos que ainda não existia um que atendesse os funcionários da zona portuária. Essa primeira etapa é voltada para a saúde, mas nosso intuito é aumentar o projeto para que outros cursos, das áreas de humanas e ciências sociais aplicadas, possam contribuir também”, explicou.

O presidente em exercício da SOPH, Carlos Lopes Silva, destacou que a saúde é um dos ativos mais valiosos. “A parceria é significativa, este projeto é uma iniciativa que visa não apenas oferecer serviços de saúde, mas também envolver os funcionários em atividades que promovam a conscientização sobre a importância de um estilo de vida saudável. Cuidar da saúde é uma responsabilidade compartilhada, e esta parceria oferece a oportunidade de fazê-lo de forma holística e abrangente”, ressaltou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Guilherme Belém e Josi Gonçalves
Fotos: Josi Gonçalves
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo