Governo de Rondônia
26/12/2024

TRABALHO UNIFICADO

Ouvidores de Rondônia apresentam relatórios e população deve ser priorizada nas respostas

14 de março de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Segundo encontro dos ouvidores vê unificação nos relatórios

No segundo encontro dos ouvidores de Rondônia, que aconteceu na quinta-feira (14), em Porto Velho, o  ouvidor geral, coronel PM Silvio Rodrigues da Silva, disse que quer saber como está sendo realizado as demandas nas ouvidorias por meio do relatório que está presente no Art 15 da lei 13.460, e como conversar com a população de forma rápida. O próximo será somente em abril.

Atualmente, o estado de Rondônia conta com 18 secretarias e mais de 70 departamentos distintos. A atuação da ouvidoria estadual deve ser sintetizada em apenas oito seções, com atendimentos nas secretarias de Saúde (Sesau) e suas ouvidorias descentralizadas, Justiça (Sejus), Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Assistência Social (Seas), Educação (Seduc), Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Departamento de Estradas e Rodagem (DER), e as demais pastas do executivo.

“No primeiro encontro de Janeiro, apenas conversamos. Nesse novo encontro estamos querendo saber o que está sendo feito nas ouvidorias. É uma forma de aproximar os ouvidores e também de mostrar nosso trabalho para população”, disse Silvio.

O relatório de gestão das ouvidorias deve ter ao menos o número de manifestações recebidas no ano anterior; os motivos das manifestações; análise dos pontos recorrentes; e providências adotadas pela administração pública nas soluções apresentadas. Esse relatório será  encaminhado à autoridade máxima do órgão a que pertence a unidade de ouvidoria.

Os meios para montar o relatório vêem das demandas por telefone, e-mail e pessoalmente. Esse relatório pode auxiliar os ouvidores na forma de atendimento. “Alguns ouvidores estão fazendo curso na Escola Nacional de Administração Públic (Enap), que tem cursos para ouvidores online”, fala Silvio.

Os atendimentos na Ouvidoria Geral acontecem também por meio do telefone com ligação gratuita 0800 647 7071, de 7:30 às 13:30 e pelo celular (69) 98484-6830, com acesso ao aplicativo WhatsApp.

Os ouvidores possuem meios diferentes para atender em cada secretaria, o ouvidor de justiça possui o olhar nessa área, assim como o ouvidor da saúde também deve ter esse olhar diferenciado para área em que atua. Cabendo a eles analisar e buscar as informações para saber o que é de fato está acontecendo.

A ouvidoria é usada como instrumento para mudar o governo e o governo pode receber isso como ferramenta de gestão. “Se existe alguma problema na Sesau ou na Seduc (as maiores secretarias),por exemplo, o que eu vou fazer para melhorar isso? Tem que buscar soluções. Seria bom ouvir as demandas. Podemos usar qualquer exemplo advento de uma denúncia. O governador Coronel Marcos Rocha já disse, vou mudar muita coisa por que foi a população que me elegeu e ela que deve ter essa resposta”, pontua Silvio.

Leia mais:

Ouvidoria Geral do Estado capacita profissionais para melhor atender ao cidadão

Atendimento à população deve ser qualificado pela Ouvidoria Geral do Estado


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Evento, Governo, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo