Governo de Rondônia
04/12/2025

TECNOLOGIA

Instalação de aparelhos de telefonia VoIP garantem comunicação mais ágil e integrada no Cemetron

23 de agosto de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

A tecnologia transforma sinais de voz analógicos em dados digitais

Diversos setores do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), receberam do governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), na quarta-feira (20), 10 aparelhos de telefonia do Sistema de Voz sobre o Protocolo de Internet (VoIP). Os aparelhos foram instalados na ala masculina e na área de isolamento, garantindo que os servidores possam se comunicar de forma mais rápida e integrada. A tecnologia Voz sobre Protocolo de Internet transforma sinais de vozes analógicos em dados digitais, permitindo chamadas telefônicas internas e externas pela internet. 

Além da comunicação interna entre os setores, a população será beneficiada com um número fixo que direcionará as chamadas para os ramais disponíveis. Assim, o cidadão poderá entrar em contato diretamente com o serviço desejado, enquanto os servidores utilizam o sistema para ligações externas e comunicação operacional.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ação reforça o compromisso do governo do estado em investir em soluções tecnológicas que otimizem o serviço público e ampliem a eficiência no atendimento à população.   

Conforme o assessor da coordenadoria de infraestrutura e serviços (Coinfra) da Setic, Ricardo Dennys, a implantação do VoIP foca na melhoria da rotina dos servidores, garantindo um atendimento mais eficiente à população. “Nosso objetivo é facilitar a rotina dos profissionais e, ao mesmo tempo, oferecer à população um atendimento mais organizado. O VoIP vem para integrar setores, agilizar processos e apoiar o trabalho dos servidores da saúde”, destacou.

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Fonte
Texto: Aline Rodrigues, supervisionada por Beatriz Galvão
Fotos: Emiliano Matsunaga
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Comunicação, Governo, Políticas Públicas, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Serviço, Serviço Digital, Servidores, Sociedade, Tecnologia


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