Governo de Rondônia
30/04/2024

PROTEÇÃO DE DADOS

Ações são promovidas para contribuir e agilizar práticas voltadas à Segurança da Informação

13 de abril de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A segurança da informação é um tema abrangente e um ativo importante nas relações humanas e repartições públicas

Com ações voltadas para aprimorar e agilizar medidas relacionadas à segurança da informação, em um mundo digital cada vez mais interconectado, a proteção dos dados tornou-se essencial para garantir a integridade, confidencialidade e disponibilidade das informações. Para fortalecer, ainda mais, a conscientização e compreensão da Política de Segurança da Informação (PSI), O Governo de Rondônia por meio da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) lançou uma certificação em Política de Segurança, visando disseminar o conhecimento e promover a importância da política no contexto Estadual.

A iniciativa, não só elevou o nível de segurança da informação, mas também garantiu uma abordagem padronizada e consistente em relação à proteção de dados. A Setic estabeleceu em 2021, a Política de Segurança da Informação, um registro na definição do empenho do Governo de Rondônia, com a proteção dos dados. A política, formalizada por meio da Portaria n° 97 de 9 de junho de 2021, publicada no Diário Oficial do Estado de Rondônia (Diof), regulamenta as ações da Setic no que tange à importância na área de segurança da informação, levando em conta as leis nacionais e normas internacionais de segurança da informação, devendo ser cumprida por todos os envolvidos, interna e externamente à Superintendência.

GESTÃO DE INCIDENTES 

Em 2024, a Setic deu um passo adiante ao debater o Plano Estadual de Gestão de Incidentes de Segurança da Informação (PGISI) durante reunião com gestores e servidores do setor de TI de vários órgãos do Governo de Rondônia. A estratégia fortalece o compromisso da gestão, em exercer uma coordenação eficaz, supervisão, orientação técnica e controle das atividades de Tecnologia da Informação e Transformação Digital na Administração Pública Estadual.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa para implementação do Plano Estadual de Gestão de Incidentes de Sistema da Informação reforça a importância das ações e procedimentos adequados para garantir uma resposta rápida e eficaz do Governo do Estado.

Como parte das iniciativas, a Coordenadoria de Segurança da Informação da Setic, também vem desempenhando um papel fundamental, ao fornecer orientações sobre boas práticas e cuidados essenciais que devem ser adotados pelos servidores em seus ambientes de trabalho.

ATAQUES CIBERNÉTICOS

Recentemente, a Superintendência realizou uma palestra educativa sobre Phishing (um tipo de ataque cibernético projetado para enganar as pessoas, para que revelem informações confidenciais), destacando sua definição e fornecendo orientações práticas para evitá-lo. Em um cenário onde os ataques cibernéticos estão em constante evolução, a conscientização e educação são armas poderosas na defesa contra ameaças, como o Phishing. Além disso, a Setic também tem disponibilizado cursos online sobre Segurança da Informação no Portal da Escola de Governo.

Segundo o analista de Tecnologia da Informação (TI), da Coordenadoria de Segurança da Informação da Setic, Eduardo Falkemback Zimmer, é essencial que todos os colaboradores tenham conhecimento necessário para identificar e evitar essas tentativas maliciosas de comprometer a segurança dos dados.

“A segurança da informação é um tema abrangente e um ativo importante nas relações humanas e repartições públicas, pois trata da proteção física, tecnológica, conscientização organizacional, e cada uma dessas áreas tem suas ameaças, vulnerabilidades e riscos, gerando dessa forma, desafios constantes que requer cuidados especiais e restrições”, enfatizou Eduardo Zimmer.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: Idan Luiz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, LGPD, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo