VALORIZAÇÃO

Vencedor do primeiro Boas Ideias conta como mudou de vida após premiação

09 de agosto de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

O ano era 2013, quando o tenente da Polícia Militar de Rondônia Willian Lima Barbosa trabalhava no 5° BPM e se inscreveu ao 1º Prêmio Boas Ideias. Vencer o concurso recém-lançado naquele ano trouxe novidades positivas à vida do policial, que foi promovido e passou a atuar diretamente em uma de suas áreas de formação – Tecnologia da Informação. Ao vencer o concurso estadual, Willian Barbosa sentiu-se mais confiante e capaz, ou “alguém com potencial”, conforme suas palavras.

Tenente Willian Barbosa conversa com o governador Confúcio Moura sobre o Boas Ideias

“Antes da Premiação, eu exercia atividades em uma Unidade Operacional [5º BPM], tendo como atribuições uma rotina administrativa interna, confecção de documentos e acompanhamento de processos em andamento. Após a premiação, houve reconhecimento e valorização a ponto de ser convidado para integrar a equipe do Centro de Informática da Policia Militar, onde atualmente sou o líder. A diferença foi total, pois me estimulou a aprofundar meus conhecimentos”, relata.

A proposta vencedora do policial foi criar o “Sistema Integrado de Coleta e Análise de Informações Criminais”. Conforme a descrição do próprio autor, a ideia aconteceu visando estimular a ampla participação dos cidadãos na prevenção e elucidação de crimes, por meio de um sistema de informatizado que estabeleça um canal de comunicação entre os órgãos da Segurança Pública e a comunidade.

O tenente, que é tecnólogo em redes de computadores, bacharel em ciências econômica, pós-graduado em gestão da segurança e em jogos digitais, colocou em prática parte da ideia, ao lançar o aplicativo “PMRO e Você“. O sistema para computadores e smartphones portáteis engloba conceitos de sua ideia vencedora – oferece denúncia online, por WhatsApp, e-mail e outras formas de contato. O aplicativo também disponibiliza um sistema de informação e banco de dados que o próprio usuário poderá abastecer com dados de pertences roubados.

A história do tenente é um exemplo de sucesso do Boas Ideias. O concurso é uma forma de valorização que o governador Confúcio Moura encontrou para premiar seus companheiros de trabalho, que o ajudam a governar através de ideias boas para o governo. “Pessoalmente houve um renovo em minha vida profissional, no sentido de ter tido a oportunidade de ir trabalhar em um local onde eu desenvolvo projetos que contribuem  com o órgão onde trabalho e a sociedade de uma forma geral”, garante Barbosa.

Desde o dia 1º de agosto até 4 de setembro estão abertas as inscrições para a terceira edição do concurso, destinado ao servidor (efetivo, comissionado, cedido ou estagiário) que pretende dar sua contribuição ao perceber algo na administração pública estadual que pode melhorar. A inscrição é feita no site www.boasideias.ro.gov.br. As áreas temáticas são Atendimento ao Cidadão e Uso Eficiente dos Recursos Públicos.

Cada servidor pode inscrever duas ideias, uma em cada campo, e duplicar suas chances de ser premiado com R$ 13 mil (1º lugar), R$ 8 mil (2º lugar) e R$ 6 mil (3º lugar). Toda estruturação do concurso é realizada pela Superintendência de Assuntos Estratégicos (Seae), estando proibida a participação de seus servidores, por questões de conflito de interesse.

Inscreva-se no Boas Ideias

Texto: Seae