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11/08/2024

NAVEGAÇÃO

Transposição de troncos no rio Madeira é debatido durante Café Hidroviário

10 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Navegação fluvial é tema de encontro em Brasília

Navegação fluvial é tema de encontro em Brasília

Promovido pelo Movimento Pró-Logística e pela Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq) o Café Hidroviário reuniu em Brasília nesta semana representantes do Ministério dos Transportes, do Dnit, da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega) e portos delegados para discutir o transporte fluvial brasileiro.

Um dos pontos da reunião foi a hidrovia do rio Madeira e a transposição dos troncos que tem causado riscos à navegação. O diretor presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH), Leudo Buriti, expôs aos participantes que uma equipe multidisciplinar já tem se reunido para buscar uma solução para a destinação dos troncos. “As madeiras sempre existiram, sempre desceram o curso natural do rio, contudo, o que presenciamos atualmente é a retenção dessa madeira pelas usinas do Madeira e quando elas são liberadas provocam o fenômeno denominado ‘boiada’, causando prejuízos às estruturas a jusante dos empreendimentos, envidando custos e gastos públicos para remoção desses sedimentos, além dos riscos à navegação de embarcações de diversos portes”, relatou Leudo.

O diretor da ANTAQ, Adalberto Tokarski, convocará representantes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Marinha do Brasil, Dnit, Agência Nacional de Águas (ANA), Ministério dos Transportes, entre outros, para tratar sobre o despejo de toras de madeira rio abaixo realizado pelas usinas Santo Antônio e Jirau. “Propomos a realização de um fórum em Porto Velho com todos os agentes envolvidos com a navegação e buscaremos juntos uma solução para o tema”, reforçou.

Além disso, o diretor-geral do Dnit, Valter Casimiro Silveira, que também compareceu ao Café Hidroviário, ressaltou sobre o processo de dragagem do rio Madeira. Segundo ele, existe a previsão de sair um edital para contratação de uma empresa para realização do trabalho da via. “Desta vez será contratado para cinco anos, assim diminuímos o impacto burocrático de ter de aprovar todo ano”, afirmou.


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Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Assessoria CNA
Secom - Governo de Rondônia

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