26/06/2024

GOVERNO DIGITAL

Transformação digital na administração pública é fortalecida durante a eGOV Experience Tour

21 de junho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O encontro abordou perspectivas e desafios relacionados à transformação digital

Com o intuito de promover a modernização e transformação digital na administração pública, o governo de Rondônia sediou, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Porto Velho, a 5ª edição do eGOV Experience Tour, promovida pelo Instituto Brasileiro de Administração Pública (Ibap). O evento foi realizado na quinta-feira (20), por intermédio da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), e teve como público-alvo servidores públicos, profissionais de Tecnologia da Informação (TI), acadêmicos e demais interessados no tema “Governo Digital”.

O encontro reuniu convidados de diferentes áreas, que abordaram as perspectivas e desafios relacionados ao tema. O estado foi representado pelo titular da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), Delner Freire, e o secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Hélio Gomes Ferreira. Ambos relataram as iniciativas do governo, em concordância com a transformação digital para o estado.

MODERNIZAÇÃO E EFICIÊNCIA

Para o governador Marcos Rocha, “o evento representou uma oportunidade para o governo de Rondônia demonstrar o engajamento com a modernização e eficiência dos serviços públicos, e avançar no estreitamento das relações com os cidadãos, mediante transformação digital e a modernização das instituições estaduais”, salientou.

Segundo o superintendente da Setic, o evento permitiu a troca de experiências e aprendizado sobre as inovações tecnológicas, que estão transformando a administração pública. “O governo de Rondônia tem se modernizado cada vez mais, e a evidência disso é a recente publicação do Decreto n° 29.168, de 10 de junho de 2024, que dispõe sobre o Governo Digital Estadual e o aumento da eficiência pública. Destacamos também o Portal do Cidadão, instrumento integrado à transformação digital. Uma plataforma que economiza tempo dos cidadãos, e melhora a estrutura da administração pública,” evidenciou.

INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA

O secretário-adjunto da Sesdec, Hélio Gomes apresentou a iniciativa relativa ao tema “A implementação dos sistemas de monitoramento interativo (totens) em pontos estratégicos de vários municípios do estado”. A ação, coordenada pela secretaria, visa reduzir os índices de criminalidade e diminuir o tempo de resposta no atendimento de ocorrências aos cidadãos, com o monitoramento por câmeras e contato direto com o Centro Integrado de Operações. A aquisição de infraestrutura tecnológica é um exemplo de como a transformação digital pode ser aplicada para contribuir e fortalecer a segurança pública”, frisou.

O eGov Experience Tour foi realizado nos estados do Acre, Pernambuco, Amazonas, Mato Grosso, Tocantins e agora em Rondônia, com o intuito de fomentar a inovação e melhorar as práticas no setor público. O evento e as ações recentes demonstram o comprometimento do governo de Rondônia em se tornar um exemplo de governo digital, investindo em tecnologia para melhorar a eficiência administrativa e a segurança pública.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: Ésio Mendes

Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia