Governo de Rondônia
26/04/2024

ALTERNATIVA

Suframa apresenta pontos atrativos da Zona Franca Verde de Comércio na Amazônia Ocidental

29 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Lui-Frederico-Suframa-Foto-Marcelo-Gladson-01O coordenador de Gestão de Comércio Exterior da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Luiz Frederico Oliveira, relatou os principais pontos atrativos de investimento para exportação de produtos da Amazônia Ocidental, no Espaço Empresarial e Internacional na Rondônia Rural Show que se encerrou nesse sábado (27), em Ji-Paraná.

Ele destacou peculiaridades para apresentação do produto e como isso pode representar um impacto positivo ou não na conquista do mercado. “Não basta apenas produzir. É preciso ser visionário, ter inteligência comercial e traçar um plano estratégico de exportação para a empresa. Existem benefícios e incentivos fiscais federais que contribuem e auxiliam as empresas que optam por alçar novos mercados”, descreveu.

Segundo ele, é preciso que a empresa que pretende conquistar novos mercados avalie a diferença, vantagem e qualidade do seu produto com os demais concorrentes que já são comercializados naquela determinada localidade. “É preciso entender as diferenças para conquistar o mercado. Mais importante que toda essa avaliação é ainda fazer a tradução do português/inglês/espanhol e outras línguas, evitando traduções amadoras ou pré-formatadas como o uso do Google Tradutor, por exemplo”, alertou.

Ainda de acordo com o coordenador, é preciso que o empresário participe de feiras internacionais para conhecer os mercados que pretende conquistar. “Existem diferenças culturais específicas de cada localidade e País, e o empresário precisa estar atento aos pequenos detalhes que farão diferença na aceitação do produto. Deixo aqui o convite para que os empresários que participaram da Rondônia Rural Show e pretendem exportar, amadureçam a ideia na Feira Internacional do Amazonas (Fiam) 2017, em novembro”, finalizou.

Leia mais sobre a RRS


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Marcelo Gladson
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Sem categoria


Compartilhe


Pular para o conteúdo