17/05/2024

SOPH apresenta estrutura e supera expectativa do público na Rondônia Rural Show

01 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

SOPH presente na 4ª Rondônia Rural Show

A curiosidade para compreender o funcionamento do Porto de Porto Velho motivou os visitantes da maior feira agropecuária da região norte, a Rondônia Rural Show, a conhecer o stand da Sociedade dos Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH).

Surpreendidos com a magnitude da estrutura portuária disponível em Porto Velho, além da classe empresarial, os alunos de escolas técnicas, regular e universitários também demonstraram muito interesse para conhecer a organização in loco. O empresário boliviano José Ernesto Chavez contou à equipe técnica da SOPH sobre sua necessidade para exportar produtos para a China. “Estou negociando a aquisição de duas novas carretas para fazer o transporte de contêiners com produtos bolivianos para a China. Busco opções que possam reduzir o custo com o transporte uma vez que Porto Velho dispõe dessa estrutura para operacionalizar o envio da carga por Manaus (AM) e Belém (PA)”, relatou o empresário.

Também compareceram ao espaço diversas autoridades como o chefe da pasta da Secretaria Municipal de Agricultura de Porto Velho (Semagric), Leonel Bertolin, o secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), tenente coronel Vilson Salles, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), Evandro Padovani, o adjunto do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER/RO), Florisvaldo Oliveira dos Santos, além dos deputados federal Marcos Rogério (PDT/RO) e estadual Edson Martins (PMDB/RO).

Para Marcos Rogério, a participação do Porto em eventos desse gênero proporciona a possibilidade de demonstrar a grandiosidade da atuação do Governo do Estado. “Muitas pessoas naturais de Rondônia ou que moram aqui há muitos anos não conhecem ou nunca ouviram falar do Porto de Porto Velho. Esta é uma oportunidade para apresentar ao público em geral que nossa posição geográfica é extremamente vantajosa economicamente com relação a outros Estados da federação”, ressaltou o deputado federal.

Edson Martins defende a mesma ideia e acrescenta que sua atuação enquanto parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado é impulsionar a movimentação portuária através da divulgação da SOPH. “A hidrovia do rio Madeira ainda não é explorada em toda sua potencialidade, de acordo com a sua magnitude. Contudo, nosso papel fundamental em defesa dos interesses rondonienses vai além do legislativo, também levantamos a bandeira da autarquia através da divulgação da atuação do Porto em outros Estados para contribuir com a geração de receitas para o Estado”, destacou o deputado estadual.

Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt e Rubens Magalhães