18/05/2024

FEIRA AGROPECUÁRIA

Sociedade dos Portos e Hidrovia de Rondônia apresenta logística portuária na 1ª PortoAgro

28 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

SOPH dispõe de estrutura para escoamento de produtos.

Técnicos da Soph distribuíram informações sobre o Porto de Porto Velho

Durante a I Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis de Porto Velho (PortoAgro), encerrada nesse domingo (27), no Parque dos Tanques, a Diretoria-Executiva e equipe técnica da Sociedade dos Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph) foi designada a entregar aos visitantes o material promocional com informações sobre o funcionamento do poligonal portuário. A PortoAgro foi o resultado da junção de esforços de produtores, Poderes Executivos e Legislativos estadual e municipal, com o intuito de fomentar o desenvolvimento do agronegócio regional na Capital, que responde por um terço do Produto Interno Bruto (PIB) do estado.

O diretor-presidente da Soph, Leudo Buriti, ressaltou a importância da feira por ser mais uma oportunidade para o porto público expor a dinâmica de funcionamento e a capacidade de movimentação de cargas, uma vez que o órgão dispõe da estrutura necessária para importação e exportação de produtos diversificados.

Leudo Buriti relatou que o porto faz parte de um corredor de exportação de grãos, principalmente soja, que é produzida em Rondônia e Mato Grosso, e segue para o Porto de Itacoatiara, de balsa, onde é feito o transbordo para os navios e de lá seguem para os Estados Unidos, Europa e Ásia. “Além de pensarmos em investir na produção da agricultura e do agronegócio, precisamos pensar na logística do escoamento desses produtos, que pode ser feita pela hidrovia do Madeira”.

Equipamento portuário exposto na feira de negócios

Para o técnico de Assuntos Portuários, Edemir Brasil, no ambiente portuário há inúmeras variáveis que dificultam o contato direto com o cliente, importador/exportador. Dessa forma, a administração portuária busca auxiliar as empresas em sua área de competência a atrair um volume maior de cargas ao porto ao qual pertencem.

“O Porto de Porto Velho faz parte de toda a cadeia logística do Estado de Rondônia. E participar dessa importante feira nos dar oportunidade de dizer ao produtor que ele pode produzir, que terá por onde escoar toda a sua produção, além de oportunizar o empresário a se tornar um operador portuário ou até mesmo arrendar uma área própria dentro do porto”, disse Brasil.

Texto: Antônia Nascimento/Rafaela Schuindt
Fotos: Antônia Nascimento