Governo de Rondônia
24/04/2024

RETROSPECTIVA 2022

Setic reforça ações realizadas para aumentar a eficiência e qualidade de prestação do serviço público

22 de dezembro de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Sistema digital Solar automatiza e torna online todo processo de licenciamento ambiental

Prover soluções digitais para conectar pessoas ao Estado, esse é o propósito transformador da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic, que tem realizado ações para aumentar a eficiência da qualidade de prestação do serviço público; com o uso de tecnologia. Cumprindo o Plano Estratégico do Governo de Rondônia e concretizando a Transformação Digital no Estado, a Setic no ano de 2022  desenvolveu soluções inteligentes para várias secretarias estaduais.

PORTAL DO CIDADÃO 

Um grande marco da transformação digital no Estado foi o lançamento da Plataforma Portal do Cidadão. Em parceria com a Superintendência de Gestão de Gastos Públicos Administrativos – Sugesp, lançou a plataforma Portal do Cidadão, que automatiza e torna online os agendamentos, solicitações e outros serviços ofertados no “Tudo Aqui”.

O “Portal do Cidadão” é uma plataforma que integra e unifica os serviços de interesse do cidadão como: os agendamentos de Carteira de Identidade (RG); do Passe Livre do idoso/portador de deficiências; Solicitação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH definitiva e mais outros 50 serviços prestados no “Tudo Aqui”. Além da realização de serviços como solicitações e acompanhamento de etapas de atendimento, o portal será canal direto de comunicação, como informativos, campanhas e avisos relevantes.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca as ações desenvolvidas pela Setic que tem como objetivo coordena, padroniza e organiza a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Executivo do Governo de Rondônia. “A Setic tem desenvolvido um grande serviço, aproximando o Estado do cidadão, bem como contribuindo para a melhoria do serviço público e do acesso à informação”.

SISTEMA ARTESÃO

Outro sistema que contribui com a transformação digital é o Sistema “Artesão” e a nova plataforma de assinatura eletrônica “Assine Aqui”, desenvolvidos pela Setic.

“Portal do Cidadão” é uma plataforma que integra e unifica alguns serviços de interesse do cidadão

A ferramenta “Artesão”, é considerada uma plataforma inovadora que facilita a identificação de autoridades do Governo de Rondônia em órgãos públicos de forma física e digital, tornando o reconhecimento mais ágil e seguro em todo o território nacional.

Já a nova versão do “Assine aqui” permite a assinatura de documentos eletrônicos em diferentes sistemas do Estado e atende requisitos de assinatura avançada, comprovando a autoria e integridade do documento digital, em que servidores públicos, empresários e cidadãos poderão usufruir da assinatura eletrônica.

SOLAR

O mais recente projeto aliado ao desenvolvimento estadual, é o Sistema de Outorga e Licenciamento Ambiental de Rondônia – Solar, criado para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental – Sedam, que automatiza e torna online todo o processo de licenciamento ambiental, desde a solicitação até a emissão de licenças, e integração com outros serviços, tais como: tributários, publicações oficiais e assinaturas digitais.

Alinhado com o Planejamento Estratégico de Rondônia, no eixo ambiental e no desenvolvimento territorial, o Solar propõe reduzir o tempo de análise de processos de licenciamento ambiental.

A ferramenta surgiu da necessidade de dar celeridade aos trâmites de documentação física, simplificar e informatizar os procedimentos como uma nova maneira de se relacionar com o cidadão.

SOLUÇÕES DIGITAIS

A Setic tem expandido o desenvolvimento e a implementação de soluções digitais para o aperfeiçoamento do uso de dados na gestão e no apoio à decisão qualificada. A Setic possui um setor inteiramente dedicado ao tema, e já realizou vários projetos para coletar, sistematizar e disponibilizar dados gerenciais, em parceria com as demais Secretarias do Estado.

Setic tem expandido o desenvolvimento e a implementação de soluções digitais 

A Setic, em parceria com a Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas – Segep, realizou o desenvolvimento e implementação de uma ferramenta com a utilização de método de Inteligência de Negócios (Business intelligence-BI) baseada em estratégia e tecnologias, utilizadas para análise de dados e gerenciamento de informações na área de negócio, para dar celeridade no controle de processos de aposentadoria.

A ferramenta de apoio e suporte à tomada de decisão foi criada através da necessidade da busca de todos os processos de aposentadoria das pastas que compõe o Governo de Rondônia. A ferramenta realiza a busca do quantitativo de processos, verificando o tempo de tramitação, resolução e abertura, possibilitando a adesão de uma melhor estratégia.

Também através da solução digital (Business intelligence-BI) atualmente é possível fazer controle e auxiliar no monitoramento de distribuição das refeições nos restaurantes credenciados no programa “Prato Fácil”, sistema coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social – Seas.

O diretor técnico da Setic, Abdenildo Sobreira destacou que a Setic tem como propósito prover soluções digitais para conectar pessoas ao Estado. “Todos os marcos, lançamento e melhorias é prova da implementação prática do nosso propósito e buscando, cada vez mais, desenvolver as ações para o avanço tecnológico”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: Valéria Rodrigues
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Infraestrutura, Meio Ambiente, Regularização Fundiária, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo