27/04/2024

TECNOLOGIA

Setic recebe visita do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR

26 de agosto de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic recebeu na quinta-feira (24), a visita do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.BR, uma entidade integrante do Conselho Gestor da Internet no Brasil. O objetivo desse encontro foi aprofundar o entendimento sobre infraestrutura de Tecnologia da Informação da Setic e discutir a construção de um ponto de tráfego – PTT em Porto Velho.

Esses pontos de conexão desempenham um papel crucial ao servir como hubs, centralizando todo o tráfego de dados em uma determinada região, para que a partir dali, ele possa ser acessado e distribuído para outras localidades nos quais os provedores podem interligar seus servidores, otimizando assim, o fluxo de informações.

Vale ressaltar que a qualidade de um PTT influencia diretamente a capacidade de troca de dados entre os provedores, resultando em uma rede mais eficiente e trajetos de conexão mais curtos, aprimorando por consequência a agilidade das operações. Como parte integrante dessa produtiva visita da NIC.BR, a Setic participou de uma reunião na sede de uma empresa provedora de internet, com o intuito de discutir os interesses e necessidades específicos do estado de Rondônia, no contexto da melhoria da infraestrutura de internet.

A equipe da NIC.BR teve a oportunidade de conhecer o fluxo de trabalho das coordenadorias diretamente envolvidas com tecnologia da informação, o que possibilitou vivenciar as atividades diárias dos profissionais que dirigem o desenvolvimento de sistemas e administram a infraestrutura e serviços da Setic. No decorrer da visita, o gerente de Infovia, Francismar Alves apresentou a operação da rede de fibra ótica de Rondônia, elucidando quais órgãos governamentais são interconectados pela rede e quais serviços de conectividade são disponibilizados.

O gerente de Infraestrutura da NIC.BR, Julio Sirota ressaltou o enriquecimento mútuo que essa visita proporcionou. “Essas visitas, promovem a colaboração entre instituições e impulsionam o progresso tecnológico de forma sólida e eficaz”, enfatizou. A visita contemplou também, um tour pelo Datacenter do Palácio Rio Madeira – PRM, local destinado a hospedar servidores e ativos de rede fundamentais para suportar sistemas de computadores e serviços correlatos, incluindo sistemas de telecomunicação. O líder técnico da Coordenadoria de Segurança da Informação da Setic, Rogério Alves apresentou a robusta infraestrutura tecnológica, que suporta as operações e projetos da Setic e diversos outros órgãos.

Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: Valéria Rodrigues

Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia