Governo de Rondônia
20/04/2024

INOVAÇÃO

Setic implanta painel para monitorar em tempo real dispositivos de informática do Governo de Rondônia

03 de junho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Painel já está em fase de montagem, com previsão de funcionamento na próxima segunda-feira (7)

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), inova em ações voltadas à inteligência computacional, através da implantação de painel, denominado vídeo wall, que objetiva o monitoramento dos dispositivos de informática utilizados pelo governo estadual.

Ainda conforme coordenador, o painel já está em fase de montagem

O painel é composto por quatro televisores que irão exibir gráficos e alertas de todos os dispositivos de Tecnologia da Informação (TI), que são usados dentro do Palácio Rio Madeira e em outros órgãos do Poder Executivo, mais precisamente no monitoramento da infraestrutura da Infovia e do Datacenter.

De acordo com o coordenador de Infraestrutura, Gabriel Carrijo, o propósito desse monitoramento é conseguir detectar, de maneira mais rápida, possíveis maus funcionamentos de equipamentos, quedas de dispositivos, algum comportamento fora do normal, entre outras funcionalidades.

“A ideia também é detectar incidentes de segurança da informação, detectar ataques cibernéticos e sanar problemas de maneira mais rápida. Esse equipamento ficará expondo esses dados para que a equipe técnica consiga ver as informações em tempo real e, de maneira rápida, compreender e atuar de forma preventiva, evitando incidentes e problemas nas redes e na segurança de dados do Governo do Estado”, explicou Carrijo.

Ainda conforme coordenador, o painel já está em fase de montagem. A previsão é que até a próxima segunda-feira (7) todo o monitoramento esteja em pleno funcionamento.

INVESTIMENTO

Esta é mais uma iniciativa do Governo em primar pela transparência em suas ações, nos mais diversos âmbitos. Um investimento de R$ 104.500 (cento e quatro mil e quinhentos reais), que trará bons retornos quanto ao monitoramento e segurança de dados.

O gerente de compras da Setic, Carlos Cunha, explica que, através do uso do painel, a equipe contará com respostas mais rápidas e incidentes na parte de infraestrutura. “Com certeza, uma ferramenta de suma importância, que irá proporcionar mais transparência e divulgação dos trabalhos executados pela Secretaria, feitos diuturnamente, que ninguém vê, mas que faz parte do cotidiano das pessoas”, observou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jaqueline Malta
Fotos: Emiliano Matsumura
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo