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21/12/2024

BOAS IDEIAS

Servidores do Governo de Rondônia contribuem com 10 ideias para aperfeiçoar politicas públicas no estado

06 de dezembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Dez ideias de servidores podem ser votadas para sustentabilidade de políticas públicas

 

Em meio aos problemas que são encontrados diariamente por servidores na administração pública, surgem propostas que podem contribuir para eliminá-los. A 5º edição do Prêmio Boas Ideias conta com dez propostas e está com a votação aberta até o dia 13 de dezembro para eleger os melhores projetos.

As ideias vão desde “Implantação de acessibilidade no Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão”, “Cartório amigo”, “App Idaron”, “Consolida – Consulta a Sociedade e Lideranças Comunitária”, “Detran Responde”, “Servidor Público, o recurso que é humano e cidadão colaborador, um bem maior para a comunidade”, “Comitê de valorização e aperfeiçoamento da Gestão Pública de Rondônia-COVAGESP/RO”, “Dare de IPVA com uma nova Cara”, “Comitê estadual de desenvolvimento de projetos” até um “Plebiscito Online”.

Após a contemplação dos 3 ganhadores, os 10 finalistas participam do curso de capacitação de aprimoramento da ideia em forma de projeto. E todos os projetos inscritos ficam fazendo parte do banco de dados do Governo para uma futura aplicação. “As três ideias vencedoras serão apresentadas para os secretários da pasta e identificado interesse do titular será implementa, se já houver algum sistema parecido em atividade, ou será criado”, nos fala a gestora da Central de Inovação Pública, Epifânia Barbosa.

Depois de apresentado os projetos ficam em execução pela pasta, podendo ser implantado e usado em tempo indefinido. Epifânia ressalta que “alguns projetos possuem grandes dimensões, por isso não se dá prazo determinado. Às vezes é necessário até mesmo a implantação do projeto no Plano Plurianual (PPA), e em muitos casos à demora não ultrapassa 6 meses”.

As ideias passam por duas etapas. A primeira é a de apresentação, onde são pontuados objetivos, parceiros e etapas do processo de execução. Depois vem a execução. Para Ricardo Favaro, titular da Superintendência do Estado para Resultado (EpR), é importante esse essa reformulação na capitação das ideias, pois agora os projetos são elaborados de forma que facilite o entendimento dos técnicos que avalia a execução. “A etapa de inscrição teve a essa mudança, para vê se a ideia é boa e possível de ser implantada. E nada melhor do que a própria população votar para melhoria do serviço que será prestado a ela, afirma.

Superintendente Ricardo Favaro e Epifânia falam da importância da reformulação do prêmio

O superintendente ainda aponta que, os projetos que são implantados podem atuar no âmbito administrativo do estado, assim como para todos os 52 municípios. “Uma prática disso é o aplicativo de turismo do Estado que pode atender todos os pontos turísticos em parcerias com as cidades rondonienses”, fala Ricardo.

A criação do Prêmio

O Prêmio Boas Ideias está na sua 5º edição. Criado de 2013/2014 pela Superintendência do Estado para Resultado (EpR), até as três primeiras edições era destinado somente para os servidores públicos. A ideia do projeto era de que, como os servidores tinham contato direto com problemas na gestão pública, e em muitos casos não conseguiam apresentar para soluções para o gestor, foi idealizado o prêmio.

Ainda em seu início, o Boas Ideias estava voltado somente para assuntos voltados a transparência e economicidade dentro da administração. Reformulado passou a adotar a categoria para população, onde agora abarca os problemas dentro e fora do setor administrativo.

Com suas reformulações o prêmio também é usado como banco de dados. “Aqui temos as mazelas que foram apresentadas pela população, esses dados podem servir como ferramentas de propostas de governo para que sejam aplicadas no que os rondonienses estão querendo de melhor.

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Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Concursos, Evento, Governo, Infraestrutura, Lazer, Rondônia, Servidores, Sociedade, Turismo


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