Governo de Rondônia
27/04/2024

VISITA TÉCNICA

Servidores do Censipam realizam intercâmbio de conhecimentos na Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação

31 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Foram apresentadas as  linguagens de programação utilizadas, tipos de frameworks e metodologias adotadas na Setic

A Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic recebeu na quinta-feira (28), uma visita técnica dos servidores do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – Censipam, que foram convidados para conhecer de perto a infraestrutura de Tecnologia da Informação – TI e o setor de desenvolvimento de softwares da Setic. O encontro teve como objetivo promover a troca de conhecimentos e experiências entre as duas instituições.

Os profissionais de TI do Censipam tiveram a oportunidade de conhecer em detalhes, o fluxo de trabalho da Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas da Setic e  como atuam os profissionais de desenvolvimento de softwares na instituição. A visita proporcionou uma imersão no ambiente de trabalho da Setic, permitindo aos visitantes vivenciarem o dia a dia dos profissionais que são responsáveis pelo desenvolvimento de sistemas e soluções tecnológicas essenciais para o funcionamento dos órgãos estaduais.

Durante a visita, o coordenador de Desenvolvimento da Setic, Janderson Thomas, apresentou aos servidores do Censipam as principais linguagens de programação utilizadas na instituição, bem como os tipos de frameworks e metodologias adotadas no desenvolvimento de softwares. A troca de informações foi rica, e os profissionais do Censipam puderam aprender novas abordagens e práticas utilizadas pela Setic, possibilitando a ampliação de seus conhecimentos técnicos.

O gerente do Centro Regional de Porto Velho, Caê Moura destacou que, foi uma oportunidade muito enriquecedora para ambas as partes. “Pudemos compartilhar nossas experiências e boas práticas, fortalecendo assim a colaboração entre as instituições e promovendo o avanço tecnológico em nossos setores”, afirmou. Além da parte de desenvolvimento de sistemas, a visita incluiu um tour pelo Datacenter do Palácio Rio Madeira, espaço destinado a abrigar os servidores e ativos de rede responsáveis por suportar os sistemas de computadores e serviços associados, incluindo sistemas de telecomunicação. O coordenador de Infraestrutura da Setic, Ed Carlos Galvão, conduziu a visita apresentando a robusta infraestrutura tecnológica que suporta as operações e projetos da Setic e diversos outros órgãos. Os servidores do Censipam tiveram a oportunidade de entender como a Setic gerencia e mantém a estabilidade de seus sistemas.

O superintendente da Setic, Delner Freire destacou que, o Governo de Rondônia tem investido no crescimento econômico e na melhoria da qualidade de vida da população, com aprimoramento dos serviços públicos por meio da tecnologia, e destacou que a visita técnica entre a Setic e o Censipam reforça a importância da colaboração e integração entre órgãos governamentais. “A troca de conhecimentos é essencial para o aprimoramento das instituições públicas e a busca por soluções cada vez mais inovadoras e eficientes. Ambas as equipes encerraram o encontro com a certeza de que futuras parcerias podem ser firmadas em benefício do desenvolvimento tecnológico do Estado”, disse.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: Valéria Rodrigues
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo