TECNOLOGIA

Servidores da Setic recebem palestra educativa sobre combate ao assédio no trabalho

14 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Palestra ressaltou a importância da prevenção e combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho

Na terça-feira (13), os servidores da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic participaram de uma palestra com o tema “Programa de Integridade e o Combate ao Assédio Moral e Sexual”. O evento foi ministrado pelo controlador-geral do Estado de Rondônia, Francisco Lopes Fernandes Netto, e organizado pelo Controle Interno da Setic.

Com o objetivo de ressaltar a importância da prevenção e combate ao assédio moral e sexual, visando a criação de um ambiente de trabalho ético e saudável, que garanta a dignidade de todos os servidores, a palestra priorizou a conscientização dos participantes e promoveu a implementação das ações do Programa de Integridade – Proin.

Integrante da assessoria de conformidade, Tiago Aguiar ressaltou que, a aplicação da palestra na Superintendência tem como objetivo valorizar o servidor e combater o assédio moral e sexual, ajudando os servidores a conhecerem seus direitos e deveres. A intenção é esclarecer sobre o assédio no ambiente de trabalho, que muitas vezes se torna desagradável, visando melhorar a qualidade no ambiente de trabalho aos servidores.

O controlador-geral do Estado, Francisco Netto, palestrou acerca do objetivo de informar aos servidores sobre os diferentes tipos de assédio que podem ocorrer no trabalho e como identificá-los.

“Existem diversos tipos de assédio, como o assédio moral, sexual, brincadeiras ofensivas e outros, e muitas vezes as vítimas não têm consciência do que estão enfrentando. Para evitar isso, é necessário conscientizar os funcionários sobre o assédio moral no trabalho, tomar medidas apropriadas e fornecer um canal interno de denúncias, além de orientar os responsáveis pelos setores”, evidenciou.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha enfatizou a necessidade de promover ações educativas para esclarecer a todos sobre o assédio no trabalho, ressaltando que a integridade dos servidores é uma prioridade. “O respeito é fundamental não apenas no local de trabalho, mas em todos os momentos”, destacou.

DENUNCIE

Em caso de assédio, os servidores devem entrar em contato com a Ouvidoria-Geral do Estado, por meio da plataforma https://rondonia.ro.gov.br/ouvidoria/, do e-mail ouvidoriaro@ouvidoria.ro.gov.br ou pelo contato 0800 647 7071.

Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: Idan Souza

Governo, Governo Fez e Faz, Justiça, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia