09/08/2024

POLÍTICAS SOCIAIS

Servidor da Sociedade de Portos e Hidrovias tem artigo publicado em congresso internacional

16 de fevereiro de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Felipe Nadr é advogado e faz parte do núcleo jurídico da Soph

O servidor Felipe Nadr El Rafihi, que integra o núcleo jurídico da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), teve um artigo de sua autoria publicado nos anais do 10º Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (CONINTER).

O estudo é referente às conciliações realizadas de forma digital com a chegada da pandemia.

O título do artigo é “Humanidades, Políticas Públicas e Desigualdades: desafios às políticas públicas em decorrência da desigualdade social”. O texto está disponível no link https://www.even3.com.br/anais/xc22021/437855-sociedade-da-informacao-tecnologia-e-direito–os-direitos-humanos-na-era-tecnologica/

O trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre os desafios para a redução da desigualdade socioeconômica presente no Brasil. Os elementos abordados no trabalho visam apresentar o conceito de políticas sociais e a busca do Estado por justiça social, compreender a evolução das políticas sociais no País e analisar os desafios da política pública para redução da desigualdade socioeconômica e da pobreza.

A elaboração do trabalho tem como justificativa o fato de que para se planejar e executar as ações de combate à pobreza, é fundamental que seja feita uma avaliação periódica dos espaços geográficos e sociais. A ação abrange a atuação dos serviços e programas de proteção social oferecidos pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas), que estão divididos conforme a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Felipe Rafihi com os coautores, Wellington Martins e Olival Rodrigues Gonçalves Filho procurador do Estado

A iniciativa viabiliza, assim, a identificação de características e especificidades, potencialidades e fragilidades, e permite o desenvolvimento de ações que sejam capazes de atuar de forma efetiva frente às necessidades e demandas das populações.

Entre os pontos abordados, constam o conceito de políticas sociais e a busca do Estado por justiça social; a evolução das políticas sociais no País e os desafios da política pública para redução da desigualdade socioeconômica e pobreza.

A discussão proposta realça o cenário ao qual as condições objetivas de pobreza, desigualdade social, exploração do trabalho e baixa escolarização assolam o cotidiano da população brasileira, alcançando os sentidos/significados construídos sobre estas. Dá-se destaque à necessidade de promoção de políticas públicas realmente eficientes, que possam atuar na reversão desse quadro.

O artigo também teve a participação de dois coautores, o procurador do Estado, Olival Rodrigues Gonçalves Filho e Wellington Martins da Silva, servidor do Ministério Público de Rondônia (MPE-RO).

Felipe Nadr El Rafihi, servidor integrante dos quadros do Porto Público de Rondônia, desenvolveu o artigo enquanto conclui o mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Texto: Josi Gonçalves
Fotos: Josi Gonçalves