Governo de Rondônia
28/04/2024

TECNOLOGIA

Serviços de Suporte e Conectividade impulsionam avanços tecnológicos e eficiência operacional

08 de janeiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Antes da instalação da Infovia, as unidades administrativas utilizavam links de internet de velocidade baixa

Para garantir o funcionamento dos serviços que colaboram diretamente com as secretarias que compõem o Estado, reforçando o âmbito de suporte e conectividade, que são estratificados em dois níveis de atendimento: Nível 1 – “Help Desk” e Nível 2 – “Service Desk”, atendendo às demandas específicas de cada nível.

Segundo a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), a Gerência de Suporte e Conectividade, responsável por unificar os serviços de suporte técnico de tecnologia e conectividade, destaca-se como peça fundamental nesse processo.

No primeiro nível, o “Help Desk” opera por meio da central de atendimento de chamados, onde os usuários estabelecem um primeiro contato através de e-mail, chat ou telefone. A equipe especializada oferece suporte aos sistemas relacionados aos servidores estaduais, além de prestar assistência na utilização da Rede Wi-Fi do Palácio Rio Madeira (PRM). Este nível também é responsável por cadastrar servidores e redefinir informações de cadastro na Rede, bem como realizar o registro e direcionamento de chamados de maneira ágil e eficaz.

Já no segundo nível, o “Service Desk” assume demandas mais complexas, como falhas de software, rede ou hardware, proporcionando soluções direcionadas à estação de trabalho do servidor. Esse serviço é particularmente crucial para as secretarias que não contam com uma equipe de Tecnologia da Informação. O contato para abertura de chamados é feito por meio do Portal de Atendimento de Tecnologia de Rondônia, oferecendo praticidade e agilidade no processo.

Além de seu papel tradicional, o “Service Desk”, também atua como consultoria na área de TIC, proporcionando aos clientes a expertise de especialistas do setor para melhor orientação e aproveitamento dos recursos disponíveis.

No primeiro semestre de 2023, a Setic atendeu mais de 25 mil chamados de nível 1 e 2, registrando um índice impressionante de resolução de mais de 24 mil dessas demandas. Esses números refletem o comprometimento da instituição em oferecer serviços de qualidade, contribuindo significativamente, para o bom funcionamento das secretarias estaduais de Rondônia.

Recentemente, visando aprimorar ainda mais o desempenho e a eficiência do setor, foram realizados importantes aquisições de equipamentos. Essa medida objetiva otimizar os atendimentos, proporcionando assim, maior agilidade na resolução de demandas e elevando a qualidade dos serviços prestados.

De acordo com o gerente de suporte e conectividade da Setic, Antônio Souza, a Gerência desempenha um papel central na instituição, consolidando as necessidades em um único ponto. Ele destaca a importância do registro detalhado de entrada e saída de pedidos de suporte e manutenção, através do portal de Atendimento de TIC, permitindo um controle mais preciso das ações realizadas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: Maximus Vargas
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo