Governo de Rondônia
14/07/2024

TECNOLOGIA FUNCIONAL

Serviço de coleção das Normas Técnicas Brasileiras é renovado pelo Governo de RO para promover a conformidade com a LGPD

03 de julho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O uso das normas técnicas fortalece a conformidade com a LGPD, a segurança da informação e governança dos dados, infraestrutura e serviços

Para promover a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o governo de Rondônia renovou o serviço de coleção das Normas Técnicas Brasileiras (NBRs) no mês de junho. A adoção da coleção das NBRs permitirá que as equipes da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), e a Rede de Encarregados do governo, tenham acesso a um vasto acervo de diretrizes e recomendações, que auxiliam na implementação de práticas mais eficientes e seguras.

Com essas normas, as equipes estarão mais preparadas para tomar decisões fundamentadas, garantindo assim, a conformidade com a LGPD e outras regulamentações.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha,  a ação é um registro importante para o governo do Estado, que busca, de forma contínua, melhorar suas práticas e garantir mais eficiência à administração pública.

CONFORMIDADE E SEGURANÇA

O uso das normas técnicas também fortalece, não só a conformidade com a LGPD, mas também, a segurança da informação e governança dos dados, infraestrutura e serviços, possibilitando que todos os processos sejam realizados de acordo com as melhores práticas internacionais e nacionais. Isso é essencial para a adequação dos procedimentos e padronização de serviços para resultar na minimização de riscos.

A aquisição faz parte de um conjunto de ações que a superintendência tem implementado para melhorar suas práticas e garantir a segurança dos dados. Recentemente, a Setic alcançou o 2° lugar em pesquisa nacional, que avaliou o nível de maturidade em Segurança da Informação (SI) e em Lei Geral de Proteção de Dados, realizada pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC), evidenciando seu compromisso com a Lei.

Segundo o superintendente da Setic, Delner Freire, essa conquista representa um avanço para Rondônia. “Estamos empenhados em adotar melhores práticas e contribuir também com a administração pública. Com esse recurso, as equipes da superintendência e da Rede de Encarregados estarão mais preparadas para enfrentar os desafios e implementar melhores soluções, eficientes e seguras”, afirmou.

REDE DE ENCARREGADOS

Criada pelo Decreto nº 26.451, de 4 de outubro de 2021, a Rede de Encarregados é composta por servidores indicados por órgãos e entidades do governo do estado, para auxiliarem na adaptação dos seus processos de acordo com a LGPD, incluindo a responsabilidade quanto à orientação e aplicação de boas práticas, e para atuarem como um elo de comunicação entre o titular de dados, controlador e Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), certificando o direito à proteção de dados pessoais.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: Arquivo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Governo Fez e Faz, Legislação, LGPD, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo