SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Semana do Meio Ambiente atende premissa dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no Porto de Porto Velho

04 de junho de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

A solenidade de abertura da Semana no Meio Ambiente foi realizada na manhã desta segunda-feira, 04, no Porto de Porto Velho em conjunto com os operadores que atuam neste poligonal portuário. A temática deste ano é atender as propostas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) indicados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O instrumento está integrado a agenda ambiental no que tange o desenvolvimento sustentável e é composto por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030. Para o diretor presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH), Francisco Leudo Buriti de Sousa, a realização das atividades programadas para esta semana visa também a conscientização sobre o uso dos recursos naturais. “O planeta Terra é nosso lar. Colhemos dele o que semearmos. Precisamos aproveitar tais oportunidades para refletir sobre nossos hábitos, reduzir o consumo e encontrar um ponto de equilíbrio entre o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente. Precisamos ir além do que já fazemos e assumir com efetividade esse compromisso”, declarou.

Wagner Lima, idealizador da Academia de Pallets

Para o diretor da Hermasa Navegação da Amazônia S/A, operadora de graneis sólidos no Porto de Porto Velho, Daniel Mulati, a realização de tais atividades demonstra a importância de priorizar a preservação do meio ambiente. “Temos programas que visam causar o menor impacto possível ao meio ambiente, com a finalidade de atender as ODS, tais como a disponibilização de projetos de educação ambiental, do laboratório da soja, a não comercialização de produtos oriundos de empresas que estejam incluídas na lista de contratantes de mão de obra escrava, disponibilizada pelo MTE, assim como também o promove a realização de campanhas combatendo o abuso infantil. A Hermasa que detém da maior frota de navegação da América Latina não abre mão da premissa de conscientizar o coletivo sobre a preservação e a utilização sustentável da natureza.

Após a cerimônia de abertura, os servidores acompanharam a palestra do artesão Wagner Lima que desenvolve o trabalho de recuperação de pallets, transformando a madeira em peças de decoração e móveis tanto para residências como para empresas de diversos setores.

Confira a programação:
05/06: ODS 14: Vida na Água: A Poluição Plástica e Seus Efeitos na Vida Aquática.
06/06: ODS 10: Redução das Desigualdades
07/06: ODS 15: Vida Terrestre: Tráfico de Animais Silvestres e Comportamento perante animais peçonhentos
08/06: ODS 2: Fome Zero e Agricultura Responsável, com participação da turma de alunos da Escola Municipal São Pedro e plantio de mudas.

Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt