Governo de Rondônia
20/04/2024

PROTEÇÃO DE DADOS

“Segurança em Tecnologia da Informação” é tema do 2º episódio do “Seticast”, produzido pela Setic

07 de julho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

O “Seticast” será apresentado de forma quinzenal, abordando os sistemas que são utilizados pela Setic

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), promoveu o segundo episódio do “Seticast”, que aconteceu na terça-feira (6), transmitido pela página superintendência, no Facebook. Desta vez, a abordagem foi sobre “Segurança em Tecnologia da Informação”, que contou com a participação do especialista na área e membro da equipe da coordenação de segurança da Setic, Eduardo Zimmer, com a mediação do coordenador de infraestrutura e serviços da Setic, Gabriel Carrijo e do coordenador de desenvolvimento, Janderson Thomaz.

Durante o bate-papo, Janderson Thomaz, diz que os desenvolvedores de software devem se preocupar com a segurança da informação, pois não envolve somente a infraestrutura, com implantação de camadas para evitar invasões no sistema.

Conforme Zimmer, a segurança da informação envolve o meio impresso, digital ou falado. “É todo lugar onde a informação passa; é composta por diversas partes, tais como a segurança de dados pessoais, arquivos digitais, físicos, entre outros que a compõem como um todo”.

Clonagens de contas pessoais, links com malwares, spam, invasões de hackers, sequestros de dados, entre outros tipos de ataques que ocorrem com frequência hoje em dia no meio virtual, foram citados durante o podcast.

O coordenador de infraestrutura e serviços, Gabriel Carrijo, ressaltou que a segurança da informação é o trabalho de todos. Além disso, lembrou que o Governo de Rondônia recebe uma média de 15 mil tentativas de invasão hacker por dia.

POLÍTICA DE SEGURANÇA

Recentemente foi aprovado e publicado no Diário Oficial, a nova política de Setic, baseada na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Marco Civil da Internet, Lei de Acesso à Informação (LAI) e na norma ISO/IEC 27000, que fornece a visão geral dos sistemas de gerenciamento de segurança da informação, sendo criada para evitar possíveis invasões ao sistema do Estado.

Carrijo disse que a política de segurança é importante para todos. “É um documento que vai nortear as ações de segurança da informação, quais são as ações e os compromissos, desempenhando o papel de quem está envolvido, fazendo com que as organizações tenham grande observância”.

SETICAST

O “Seticast” será apresentado de forma quinzenal, abordando os sistemas que são utilizados pela Setic, as metodologias, programação, tendências tecnológicas, games e cultura geek (pessoas interessadas em tecnologia), além de receber sugestões por meio dos canais de transmissão.

Conforme o diretor técnico de TI da Setic, Maicon Moreira da Silva, a principal finalidade do podcast é apresentar de forma didática um conjunto de informações para que as pessoas entendam melhor e participem do desenvolvimento tecnológico com relação à TI. “É um meio de nos comunicarmos melhor com clientes, universitários e sociedade em geral”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Richard Neves
Fotos: Emiliano Matsumura
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo