Governo de Rondônia
20/04/2024

PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Sedam abre SIPAT no Porto Público tratando sobre destinação de resíduos sólidos

28 de novembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

sipat-soph_rafaela-schuindt_28-11-2016Começou nesta segunda-feira, 28 a VII Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) promovido pelo Orgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) em parceria com a Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH) e com a participação da geógrafa Silvia Regina Oliveira, da Coordenação de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado e Desenvolvimento de Meio Ambiente (Sedam).

A palestra sobre destinação correta de resíduos sólidos. A geógrafa enfatizou a importância da disposição adequada em aterros sanitários, de acordo com a legislação vigente. “A gestão dos resíduos é baseada na lei federal 12.305/2010 e na estadual nº 1145/2002 que instituiu a política da destinação ambientalmente adequada de resíduos. Todos nós podemos contribuir com o meio ambiente, fazendo a separação dos itens em casa, assim facilita o recolhimento dos catadores e a reutilização dos mesmos com a finalidade de prolongar a vida útil de produtos, diminuindo assim o impacto ambiental”.

Segundo a coordenadora da Sedam, existem apenas dois aterros sanitários em funcionamento no Estado de Rondônia, localizados em Cacoal e Vilhena. “Apesar da Capital ter um local destinado para instalação do aterro, ainda depende da liberação da licença prévia e de instalação, ainda sem previsão”, reforçou Silvia.

Para o fiscal do Ogmo, José Luiz Romano, a SIPAT vai promover a conscientização dos trabalhadores de forma ampla. “Iremos assistir palestras sobre a necessidade do uso correto dos EPI’s, preservação do meio ambiente e essa de hoje nos faz refletir sobre a manutenção saudável do nosso ambiente de trabalho também. É importante que todos participem”, avaliou o trabalhador.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Sem categoria


Compartilhe


Pular para o conteúdo