26/06/2024

CRESCIMENTO

Salto positivo nas movimentações de cargas é registrado pelo Porto de Porto Velho no primeiro trimestre de 2024

13 de maio de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Com a retomada das operações de cargas alfandegadas no Porto, esses números vão seguir se desenvolvendo de maneira positiva para o restante do ano

O Porto de Porto Velho apresentou um aumento significativo de movimentações no primeiro trimestre de 2024, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados analisados contabilizam uma diferença de 19,75%. De janeiro a março de 2023, foram movimentadas 547.988,13 toneladas de cargas, no mesmo período deste ano, esse número saltou para 656.206,92 toneladas. A expansão da frota de carros de Rondônia foi responsável pelo maior volume nessas movimentações. Além disso, na categoria de combustíveis, também se encontram subprodutos de petróleo, como o Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP), que vem sendo muito utilizado devido à ampliação da pavimentação no estado.

Nas exportações em específico, houve um crescimento expressivo de 20,20%, impulsionado em grande parte pelo embarque de madeira, calcário e o aumento de ¼ da soja exportada. Durante esses três meses, houve também uma melhora nos números de desembarque de automóveis e combustíveis, contabilizando 5,16%.

Segundo o responsável pelo setor de estatística da Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia, empresa pública que administra o Porto de Porto Velho, Marco Figueira, há uma tendência de que, com a retomada das operações de cargas alfandegadas no Porto, esses números vão seguir se desenvolvendo de maneira positiva para o restante do ano.

Fernando Parente, diretor-presidente do Porto de Porto Velho enfatizou acerca dos números apresentados; refletem não apenas o crescimento do Porto de Porto Velho, mas também o desenvolvimento econômico da região. Para o diretor-presidente, esse aumento na movimentação de cargas demonstra a eficiência e relevância das operações portuárias.

“Estamos trabalhando para melhorar ainda mais nossos serviços e infraestrutura, visando atender às demandas crescentes do mercado e impulsionar o comércio exterior do estado de Rondônia. Essa tendência positiva é fruto do esforço conjunto de toda a nossa equipe e dos investimentos realizados para modernização e expansão do porto. Continuaremos focados em promover o crescimento sustentável e contribuir ao desenvolvimento socioeconômico da nossa região”, destacou.

Texto: Josi Gonçalves e Guilherme Belém
Fotos: Arquivo Soph