29/03/2024

DADOS

Roda de conversa on-line apresenta principais dificuldades do Data Driven nesta sexta-feira, 28

27 de agosto de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Evento será transmitido através da plataforma oficial do Governo para servidores e na FanPage da Setic ao público

Dando continuidade no fortalecimento de aprendizagem e do conhecimento dos seus servidores, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), irá realizar nesta sexta-feira (28), às 12h10 uma rodada de conversa, sobre as principais dificuldades de implantação da cultura orientada a dados (Data Driven).

O tema Data Driven é a decisão tomada baseada em dados, ou seja, um grupo tomando decisões baseadas em dados, conforme explica o coordenador de Desenvolvimento de Sistemas da Setic, Maico Moreira da Silva. “Aqui na Setic todas as decisões que nós tomamos são baseadas em dados. Esse tema foi escolhido, por que  precisamos trabalhar cada vez mais os servidores, que são os nossos clientes, que procuram para pedir uma software, e que levem em consideração os dados e não utilizem somente os seus conhecimentos empíricos. Eles precisam ter esses levantamentos, para sabermos qual o motivo para elaborar o sistema, e se é preciso”.

A rodada de conversa será estilo talk com a presença confirmada de Fernando Garcia, Robson Cruz, Maico Moreira, Tiago Silveira e o facilitador Abdenildo Sobreira. Os dois participantes principais são Fernando Martins que é Bacharel em Administração, tem pós-graduação em Desenvolvimento de Sistemas com Interface Web, cursa MBA em Sistemas Inteligentes de Apoio à Decisão em Negócios, e criador do canal Planilheiros no YouTube, com mais de 125 mil seguidores.

E, o outro participante, Robson Cruz, que é técnico químico e de inspeção de equipamentos, engenheiro de produção, MBA em Business Analytics e Big Data pela FGV-Rio, é mestrando em Logística Empresarial pela PUC-Rio. Trabalha na Petrobras, nas áreas de exploração e produção, com soluções digitais e inteligência de negócio na área do plano de saúde da Petrobras.

O evento faz parte da Sixfire e foi criado pela Gerência de Desenvolvimento (Gdev) da Setic, onde é realizada uma vez por semana, todas às sextas-feiras, às 12 horas, com duração de uma hora. Cada encontro, um time é responsável em fazer uma programação e levar um convidado para motivar a videoconferência e interagir com trocas de conhecimentos.

O evento será transmitido através da plataforma oficial de videoconferência do Estado para os servidores e os convidados pela FanPage da Setic  .

Texto: Elaine Barbosa
Fotos: Arquivo Setic e Edcarlos Carvalho