Governo de Rondônia
28/03/2024

PLANEJAMENTO

Representantes da Labtrans e Ministério dos Transportes fazem levantamento do porto de Porto Velho

06 de outubro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Gabriel Valderrama do Ministérios dos Transportes, Portos e Aviação Civil coordenou a atualização do Plano Mestre.

Gabriel Valderrama do Ministérios dos Transportes, Portos e Aviação Civil coordenou a atualização do Plano Mestre

A equipe de técnicos e gestores da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph) recebeu durante esta semana o grupo de trabalho da empresa Laboratório de Transporte e Logística (LabTrans) e Gabriel Valderrama, analista de infraestrutura do Departamento de Informações Portuárias da Secretaria de Políticos Portuárias ligado ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil para levantar informações para atualização do Plano Mestre.

Segundo Gabriel Valderrama, este planejamento é um instrumento que norteará as perspectivas do planejamento estratégico do setor portuário. “Devido ao expressivo fluxo de aumento do movimento nos portos brasileiros, o governo federal está revisando o planejamento do setor, produzindo modelos capazes de tornar os portos ainda mais rentáveis. As informações que levantarmos do porto público de Porto Velho irão direcionar melhorias e investimentos de curto, médio e longo prazos, tanto no próprio porto quanto aos acessos rodoviários e aquaviários”, esclareceu.

Para o diretor presidente da Soph, Leudo Buriti, a oportunidade é valiosa, pois traçará diretrizes a ser seguidas. “A partir da elaboração deste relatório teremos condições de avaliar o que já avançamos e onde existem carências para voltarmos nossos olhos e elaborarmos planos para desenvolvê-los. A expectativa é ter um plano de trabalho para, pelo menos, mais 15 anos em conjunto com o governo federal, pois além da necessidade de investimentos constantes, temos também a deficiência da dragagem do rio Madeira, que passará a ser uma realidade a partir de 2017”, afirmou.

Leudo Buriti, diretor presidente da Soph

Leudo Buriti, diretor presidente da Soph

Participaram a atualização do Plano Mestre os seguintes órgãos: Superintendência de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Suder), Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de Porto Velho (Semtran), Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Sempla), Secretaria Municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Velho (Sema), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), ICM Bio, Secretaria do Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam), Terminais de Uso Privados (TUP’s), operadores portuários, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), Secretaria Municipal Regularização Fundiária e Habitação (Semur), Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur), Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, Ibama regional Rondônia.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Sem categoria


Compartilhe


Pular para o conteúdo