Governo de Rondônia
19/03/2024

ESCLARECIMENTO

Proteção contra crimes cibernéticos vai ser tema de debate no “Seticast”, desta terça-feira, 14

13 de setembro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Crimes cibernéticos têm crescido, principalmente no cenário de pandemia, onde as atividades virtuais se tornaram mais constantes

O Governo de Rondônia realiza mais um episódio do “Seticast”, nesta terça-feira (14), às 18 horas, com a  gerência e coordenação da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic). O tema do debate será: “Engenharia Social – Proteção contra crimes cibernéticos”. O entrevistado será o coordenador de Segurança da Setic e especialista em Redes e Segurança da Informação, Leonardo Courinos.

Os crimes cibernéticos têm crescido, principalmente no cenário de pandemia, onde as atividades virtuais se tornaram mais constantes. Fraudes por e-mail, roubo de dados financeiros ou credenciais bancárias, e invasão de computadores pessoais, empresas ou redes de computadores, são alguns exemplos de crimes cibernéticos que acontecem com frequência.

A Engenharia Social é uma técnica empregada por criminosos virtuais para induzir usuários desavisados a enviar dados confidenciais, infectar seus computadores com malware ou abrir links para sites infectados. Para debater sobre o assunto, o coordenador de segurança da Setic, Leonardo Courinos, vai esclarecer as principais dúvidas e ensinará como se proteger desses tipos de crimes.

Para Leonardo, uma das principais orientações que o usuário deve seguir é “desconfiar de tudo, sempre! ”, afirma. “Essas mensagens para ganhar dinheiro fácil, ou clicar em algum link para ganhar algo de graça, sempre vai ter alguma ‘pegadinha’. Casos recentes ilustram como esses métodos ainda enganam muitas pessoas na internet”, destaca.

O coordenador ainda esclarece que “a Engenharia Social explora muito a fragilidade da segurança do usuário. Por isso, iremos passar o máximo de instrução possível para que os usuários tenham noção dos perigos que existem enquanto usam a tecnologia da informação”.

SOBRE O SETICAST

O “Seticast” é um projeto em que servidores debatem por meio de podcast, assuntos relacionados à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A programação “Engenharia Social – Proteção contra crimes cibernéticos”, acontece nesta terça-feira (14), às 18 horas, na página do Facebook da Setic.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: João Antônio Alves
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Rondônia, Segurança, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo