Governo de Rondônia
19/04/2024

LGPD EM RONDÔNIA

Profissionais de tecnologia da informação e comunicação do Governo de Rondônia participam de encontro sobre Lei Geral de Proteção de Dados

12 de março de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Especialista em rede de computação e segurança de sistemas fala sobre a LGPD no TCE/RO

O especialista em rede de computação e segurança de sistemas do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, Charles Rogério Vasconcelos, convidado para realizar o terceiro encontro de esclarecimentos sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), disse que “ter conhecimento sobre a lei é uma necessidade das organizações e não somente da TI” o encontro aconteceu no 11º andar, no Salão Nobre Rosilda Shockness na quarta-feira (11), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. 

Os outros encontros que o antecederam foram apresentados por Gabriel Carrijo, mestre em Informática e gerente de Infraestrutura da Superintendência do Estado para Resultados (EpR), e Tiago Lopes, especialista em gestão e governança de Tecnologia da Informação e Comunicação. Com as informações adquiridas, os servidores públicos que tiveram as orientações vão reconhecer os principais direitos do titular dos dados, como aplicar a lei no poder público e boas práticas de segurança.

O encontro foi oferecido pela EpR, em decorrência da lei que entra em vigor em agosto. Segundo o superintendente da pasta, Coronel Delner Freire, mesmo que a lei entre em vigor no ano seguinte é de suma importância que a área de TIC já esteja preparada. “A lei diz que dados pessoais devem ser tratados, inclusive nos meios digitais, isso significa que também meios precisam ser trabalhados, como o físico (papel), e isso não cabe a TI. O que cabe a nós estamos fazendo”, ponderou.

Mais de 300 servidores foram alcançados nos três encontros

Recentemente o diretor executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), Hudyson Barbosa, apresentou e esclareceu pontos sobre a LGPD para servidores da gerência de Desenvolvimento da EpR. Assim como a EpR tem se preparado, o TCE/RO também avança na materialização de ações sobre a lei no órgão. 

No órgão foi criado o comitê de segurança e governança, repositório de certificados, nomeação de DPO, planejamento de implantação, participação de treinamentos, criação de grupos de trabalhos e reunião de treinamentos. O palestrante Charles Rogério ainda aponta que “não há sobreposição de normas e que as leis devem ser harmonizadas”, fala. Essa descrição se dá devido outras leis que diferem da LGPD, como a Lei de Acesso à informação (LAI).

Durante os três dias de evento mais de 300 servidores foram alcançado para buscar conhecimento, os palestrante sugerem “quanto mais conhecimento tiverem, será melhor para o tratamento com a LGPD”.

Leia mais:

Superintendência do Estado para Resultados alinha novos fluxos do SEI com gestores de Recursos Humanos do estado

Tecnologia Voip permite que central de atendimento funcione em vários municípios de Rondônia com apenas uma linha telefônica


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Maximus Vargas
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Evento, Governo, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo