PESCA ESPORTIVA

Porto Público sedia lançamento do projeto Porto Velho Sport Fishing

14 de maio de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Lançamento foi realizado na sexta-feira, dia 11

Autoridades, empresários e apoiadores do turismo regional participaram da solenidade de lançamento do Porto Velho Sport Fishing na última sexta-feira, 11, no Porto Público de Porto Velho.

O projeto Porto Velho Sport Fishing é fruto da iniciativa de um grupo de trabalho composto pelas entidades Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), Sebrae, Federação do Comércio (Fecomércio), Conselho Estadual de Turismo (Conetur), Infraero, Governo do Estado, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur) e Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH) com vistas a estimular a pesca esportiva no rio Madeira, fomentando assim, a economia da região.

Para o prefeito Hildon Chaves, as potencialidades naturais de Porto Velho nunca foram exploradas de forma organizada. “Pela primeira vez, na administração pública da prefeitura da capital de Rondônia foi feito um Plano Municipal de Turismo, onde foram elencadas ações eficientes para pequeno, médio e longo prazo. Um dos principais vetores de crescimento econômico é a incentivar a pesca esportiva”, afirmou.

De acordo com o presidente da Fecomércio, Ranieiri Coelho, esta parceria demonstra a união de forças em função da defesa de interesses mútuos. “Não basta apenas criarmos cursos e capacitarmos profissionais, precisamos também criar demanda para que essa qualificação tenha utilidade. Buscamos, através do turismo, trazer um novo ciclo para Porto Velho e para o Estado de Rondônia”, declarou.

Leudo Buriti, diretor-presidente da Soph

O Governo do Estado de Rondônia atuará como um dos parceiros do evento através do Porto Público de Porto Velho, permitindo que embarcações de pequeno porte possam embarcar e desembarcar na região central do município. O diretor-presidente da SOPH, Francisco Leudo Buriti de Sousa, explicou que em vista da geografia privilegiada, equipe preparada e maquinário avançado, o Porto garantirá efetivamente a concretização do projeto de pesca esportiva. “Conforto, agilidade e segurança e o resultado de mais de 30 anos de existência e experiência da atuação do Porto de Porto Velho no armazenamento, desembaraço aduaneiro e escoamento de produtos em larga escala, tais como soja, milho e madeira. No caminho inverso, importa grande quantidade de fertilizante para atender o agronegócio do Estado. Dispomos da melhor infraestrutura de Rondônia para operacionalização de qualquer tipo de produto, com vigilância eletrônica e segurança armada 24h/dia”, descreveu Leudo.

O Porto de Porto Velho reconhece que um de seus diferenciais está ligado à sua relação Porto Cidade, que proporciona o desenvolvimento de outros programas que visam aproximação da sociedade da comunidade portuária. A eficiência da prestação do serviço público é apresentada corriqueiramente através do Programa Conheça o Porto, que recebe ininterruptamente visitas para conhecer a estrutura e a intermodalidade do transporte de cargas.

Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt