Governo de Rondônia
17/04/2024

RECONHECIMENTO

Porto Organizado de Porto Velho conquista 1° lugar em importante premiação do Governo Federal

24 de junho de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Com uma nota de 77,1%, a Soph de Rondônia ficou à frente das Companhias Docas do Rio Grande do Norte e do Rio de Janeiro

A Sociedade de Portos e Hidrovias –  Soph de Rondônia, gestora do Porto Organizado de Porto Velho conquistou a 1ª melhor nota do País no Prêmio Portos + Brasil em uma das nove categorias disputadas. A condecoração foi criada pelo Ministério da Infraestrutura em 2020, para reconhecer as autoridades portuárias com melhor desempenho e excelência na gestão dos portos públicos do Brasil. A premiação aconteceu na quinta-feira (23), no Clube Naval, em Brasília.

Foram analisadas nove categorias: execução de investimentos planejados; variação do lucro operacional (margem EBITDA); ranking do Índice de Gestão da Autoridade Portuária – Igap; crescimento da movimentação portos públicos; crescimento da movimentação granel sólido agrícola; crescimento da movimentação granel sólido mineral; crescimento da movimentação granel líquido; crescimento da movimentação container, e avanço Igap.

Autoridades portuárias de todo o País que adotaram as melhores práticas de gestão, governança, transparência e que têm boa estrutura organizacional, física e quadro funcional adequado à exploração portuária, foram premiadas.

Trinta e seis portos públicos existentes no Brasil foram avaliados, além dos portos privados. A Soph venceu na categoria ‘Avanço’; novidade da edição, que premiou três portos organizados que mais avançaram no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias em 2021, em relação ao ano anterior.

Com uma nota de 77,1%, a Soph de Rondônia ficou à frente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte – Codern, que alcançou 50% na avaliação e ficou na 2ª colocação, e da Companhia Docas do Rio de Janeiro – CDRJ, que obteve um índice de 27,3% e ficou com o 3° lugar.

Presidente da Soph diz que prêmio é reconhecimento de trabalho focado em melhorar as atividades portuárias

Foi a primeira vez que o Porto de Porto Velho foi indicado para a premiação, ficando entre os finalistas.

A cerimônia de entrega da premiação teve a presença de autoridades do setor portuário e do Governo Federal. O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários  – SNPTA, Mário Povia destacou que a premiação comemorava a boa gestão. “É um momento de comemorar a meritocracia, as boas práticas de governança, de transparência e comemorar o momento único que vive o nosso setor”, apontou o secretário nacional, Mário Povia.

O presidente da Soph, Fernando Cesar Ramos Parente esteve na Capital Federal para receber o troféu, disse que o prêmio é o reconhecimento de um trabalho focado em melhorar as atividades portuárias para alcançar resultados robustos.

“Representa também o esforço do Governo de Rondônia, que tem contribuído para o desenvolvimento do Estado, por meio de investimentos em logística. É uma honra receber esse prêmio”, comentou Fernando Cesar Ramos Parente.

Com capacidade operacional para movimentar até cinco milhões de toneladas por ano, o Porto de Porto Velho desempenha papel fundamental na economia de Rondônia e no desenvolvimento da região. A administração do Porto também prioriza a função social, por meio do fomento aos pequenos produtores, promovendo, assim, um canal permanente de escoamento da produção das agroindústrias.

MOVIMENTAÇÃO

Com localização privilegiada, o terminal portuário movimenta cargas para vários países pelo rio Madeira. Os principais produtos escoados são: grãos (soja e milho), açúcar, madeira, minérios, algodão, carnes refrigeradas e fertilizantes. A Soja e milho são enviados, principalmente para Ásia, Holanda e Estados Unidos da América. A madeira segue para a Europa ocidental, China e Japão.

Produtos como o açúcar abastecem os Estados vizinhos e o Peru. Com transporte competitivo, o custo e tempo de entrega é reduzido por causa da logística otimizada.

PERSPECTIVAS 

Este ano, a Soph vem construindo um plano de fomento a novos negócios e a expectativa é atrair novas empresas para se instalarem no terminal portuário, que possui várias áreas para arrendamento. “Nossa orientação está voltada para uma estratégia de crescimento e consolidação do Porto de Porto Velho. Temos viabilidade, áreas disponíveis e um conjunto de oportunidades para novos operadores portuários”, finalizou o presidente da Soph.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Josi Gonçalves
Fotos: Daiane Mendonça e arquivo Ministério da Infraestrutura
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Cerimônia, Economia, Empresas, Evento, Governo, Indústria, Infraestrutura, Rondônia, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo