Governo de Rondônia
27/04/2024

REINTEGRAÇÃO SOCIAL

Porto de Porto Velho recebe “Selo Resgata” por contribuir com a ressocialização de reeducandos do Sistema Prisional

30 de dezembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Apenados trabalham na horta social do Porto de Porto Velho

O Porto de Porto Velho recebeu o Selo Nacional de Responsabilidade Social Pelo Trabalho no Sistema Prisional, Selo “Resgata”, na quinta-feira (28). A iniciativa é da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), que está no 5º ciclo de concessão do selo. No total, 414 instituições nas esferas pública e privada, receberam a certificação em todo o país, sete são de Rondônia.

A Portaria Nº 280, de 27 de dezembro de 2023, que tornou público o resultado das instituições certificadas, foi publicada no Diário Oficial da União. Atualmente, o Porto de Porto Velho emprega três pessoas em privação de liberdade e deve ampliar esse número para cinco, em 2024.

O Selo “Resgata” é concedido às organizações que empregam pessoas em situação de vulnerabilidade social, cumprindo critérios como a contratação de um percentual mínimo dessas pessoas, oferta de condições dignas de trabalho e promoção de ações de reintegração social.

Segundo o diretor-presidente em exercício do Porto de Porto Velho, Carlos Lopes, esse reconhecimento é fruto do trabalho do Porto em promover a inclusão social e a reintegração de pessoas em situação de vulnerabilidade.

O incentivo ao trabalho prisional é uma das frentes de atuação do Senappen por fortalecer as políticas de reintegração social. A concessão do Selo é um importante instrumento para incentivar e dar visibilidade às organizações que colaboram com a reintegração dessas pessoas no mercado de trabalho e na sociedade. O coordenador do trabalho dos apenados no Porto de Porto Velho, ressaltou que é um estímulo para que outras empresas também se engajem na causa.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Josi Gonçalves
Fotos: Josi Gonçalves e arquivo Porto
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Cidadania, Direitos, Governo, Inclusão Social, Justiça, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo