Governo de Rondônia
25/04/2024

REFERÊNCIA TECNOLÓGICA

Plataforma do Governo de Rondônia é referência para a implantação do sistema no Acre

24 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A Infovia, Rede própria de fibra óptica do Governo chamou atenção

Com o objetivo de conhecer o sistema Mobile da Polícia Militar de Rondônia, quatro servidores do Acre estiveram na Gerência de Infraestrutura e data center da Superintendência de Estado para Resultados (EpR), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, na terça-feira (23), onde acompanharam de perto o recursos que a moderna plataforma utiliza para entrar em atividade, o sistema possibilita o registro de ocorrências policiais online.

Essas soluções tecnológicas aplicadas em Rondônia vão ajudar o Governo do Acre a implantar serviços que vão facilitar no atendimento de ocorrência da polícia.

O sistema usado pela PM de Rondônia consiste em uma plataforma avançada que objetiva somar a técnica e a tática policial às novas tecnologias. Com seu uso, é otimizado o tempo de produção nas ocorrências e, em questão de segundos, a ferramenta também gera dados estatísticos mais precisos e informações em tempo real para o planejamento estratégico, tático e operacional.

Para saber como o sistema funcionava e qual o suporte tecnológico de infraestrutura é dado a ele, o grupo acompanhou o tráfego da rede de fibra de óptica, verificou em quais municípios há o funcionamento da rede e como atuar em reparos para deixar a rede Infovia pronta para o aplicativo funcionar.

De acordo com Gabriel Carrijo, gerente de infraestrutura da EpR, é necessário, além de investimento, atenção especial para a estrutura que vai suportar o sistema, e o olhar do Estado do Acre em buscar experiências que dão certo, como a de Rondônia, mostra essa preocupação. “Sem uma rede de qualidade não há sistema que funcione com eficiência”.

Servir como referência para que estados vizinhos venham conhecer nossas tecnologias é o que sempre buscou o superintendente da EpR, Coronel Delner Freire. “Não há dúvidas de que a mesma conquista que tivemos em Rondônia com o sistema, o Acre também terá. Se hoje eles estão preocupados com a infraestrutura, com certeza daqui para frente novos serviços podem funcionar com um bom desempenho de suporte da rede”.

Em visita o grupo de servidores do Acre agradeceu o secretário de Estado, da Segurança, Defesa e Cidadania, Coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá, ao Capitão PM Willian Barbosa, analistas e técnicos da EpR que vão contribuir para fortalecimento da segurança do Acre.

Leia mais:

Ações são executadas para garantir segurança de serviços e sistemas do Governo de Rondônia

Superintendência do Estado para Resultados vai desenvolver e-Dívida, sistema que vai gerir pagamento de R$ 1,5 bilhão em precatórios

 Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas discute avanço da Infovia para 52 municípios de Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Maximus Vargas
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo