Governo de Rondônia
27/04/2024

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Plano Estadual de Gestão de Incidentes de Segurança da Informação é debatido com secretarias do Governo

28 de fevereiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Plano Estadual de Gestão de Incidentes de SI é tema de reunião promovida pela Setic 

A Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) promoveu na quinta-feira (22), a reunião com gestores e servidores do setor de TI de vários órgãos do Governo de Rondônia, com o intuito de contribuir para aprimorar e agilizar as ações adequadas, em casos de incidentes de segurança da informação. A reunião aconteceu no auditório da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), no Palácio Rio Madeira (PRM).

Durante a reunião foi apresentado pela Superintendência, o Plano Estadual de Gestão de Incidentes de Segurança da Informação (PGISI). Compete à Setic, a responsabilidade de exercer a coordenação, supervisão, orientação técnica e controle, em nível central, das atividades de TIC e Transformação Digital da Administração Pública Estadual.

Cada órgão setorial teve a oportunidade de apresentar suas contribuições, dúvidas e sugestões em relação ao plano. Uma vez que, o objetivo desse documento é tratar os incidentes de segurança da informação de forma eficaz, avaliando sua gravidade e definindo respostas adequadas. Além disso, o PGISI visa preservar evidências forenses para prevenir novos incidentes e cumprir as exigências legais de comunicação e transparência.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa para a implementação do Plano Estadual de Gestão de Incidentes de Sistema da Informação reforça a importância das ações e procedimentos adequados para garantir uma resposta rápida e eficaz do Governo de Rondônia.

O coordenador de segurança da informação da Setic, Leonardo Courinos conduziu a reunião e enfatizou que, o objetivo do Plano Estadual de Gestão de Incidentes de SI é designar respostas céleres e precisas diante dos cenários de emergência ou evento de risco, e que possam ocasionar algum impacto aos ativos sob a responsabilidade do Governo de Rondônia. “É importante que, o plano seja claro e adequado às necessidades especificas de cada setor do Governo”, destacou.

O evento contou com a participação de representantes da Secretaria de Finanças do Estado  (Sefin), Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social ‍ (Seas), Controladoria Geral do Estado (CGE),  Superintendência Estadual de Licitações (Supel), Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados do Estado de Rondônia (Agero), Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam),      Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e Instituto de Previdência dos Servidores Públicos (Iperon).


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Idan Souza
Fotos: Idan Souza
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Governo, Governo Fez e Faz, Legislação, LGPD, Segurança, Serviço, Sociedade, Tecnologia, Transparência


Compartilhe


Pular para o conteúdo