Governo de Rondônia
23/01/2025

INCLUSÃO SOCIAL

Oficina sobre chamamento público orienta atuação da Secretaria da Agricultura com as entidades do Terceiro Setor

20 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Buscando aproximar as atividades desenvolvidas pela Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri) das organizações do Terceiro Setor que pautam sua atuação em atividades na zuna rural, a Gerência de Fomento ao Terceiro Setor (Gets)) realizou, nessa terça-feira (19), oficina sobre as condições de chamamento público que normatizam o início das parcerias entre os setores. Além da presença do corpo técnico da Seagri, associações rurais de Porto Velho foram convidadas.

O assessor da Gets, Rafael Vargas, explicou os conceitos do novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil

O assessor da Gets, Rafael Vargas, explicou os conceitos do novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil

A oficina, realizada no auditório do Serviço de Aprendizagem Comercial (Senac), com 8h de duração, foi proposta pela Seagri. O chamamento público é um importante instrumento utilizado pelas instituições governamentais para iniciar parcerias com organizações da sociedade civil (OSCs).

Segundo o organizador e palestrante da oficina, Rafael Vargas Lara, assessor técnico da Gets, o setor público está estruturado para atender as demandas do novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC). “Quando os Poderes Executivo e Legislativo, as organizações da sociedade civil e o setor privado se unem, a sociedade ganha. São atitudes de parceria entre esses atores sociais que permitem o exercício das OSCs em áreas onde não existe atuação pública e privada”, afirmou.

Por serem amplos, os temas que envolvem a vigência do novo MROSC trazem dúvidas. A nova legislação flexibilizou a atuação das organizações e trouxe novos paradigmas ao terceiro setor.

Demonstrar os meios de atuação frente aos novos horizontes é a meta da Gets que trabalha formatando propostas, criando procedimentos, propondo medidas e nivelando conhecimento para padronizar a reação do Poder Executivo estadual com o Terceiro Setor.

Com base nesse expediente foram realizadas, entre 23 de março e 13 de abril, reuniões de aprimoramento envolvendo OSCs, MROSC, Terceiro Setor e Gets na Controladoria Geral do Estado, Emater, Sejucel, Seagri, Casa Civil, Sepog, Sejus, Sesau, Assembleia Legislativa e Suder. A próxima reunião está agendada para o dia 22 de abril, na sede do Sine, em Porto Velho.  Nos dias 28 e 29, as associações de Gujará-Mirim participarão da Oficina de elaboração de projetos, gestão e captação de recursos para o Terceiro Setor.

A Gets, mecanismo de auxílio ao novo ambiente de parceria entre governo e organismos sociais, criada pelo MROSC, trabalha planejando a transparência da ação pública, assim como accountability (responsabilização, prestar contas). Sua atuação está disposta no âmbito da Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae).


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Seae
Fotos: Seae
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Capacitação, Economia, Governo, Inclusão Social, Meio Ambiente, Sociedade, Solidariedade, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo