Núcleo Estadual da Faixa de Fronteira retoma atividades em Rondônia

12 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Para contextualizar os participantes no tema, o secretário-executivo do núcleo estadual, Celino Guimarães, apresentou um panorama das ações realizadas desde 2012, destacando a elaboração do Plano de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (PDIF). O documento contém uma série de projetos em diversas áreas visando o fortalecimento do local de fronteira como, por exemplo, a Unidade de Saúde Fluvial, que vai atender as populações às margens dos rios Guaporé e Mamoré, de Pimenteiras a Guajará.

A coordenadora de Políticas Públicas da Sepog, Bianca Rodrigues, explicou que hoje a pasta conta com uma nova estrutura administrativa que permite integrar outras gerências no processo de fortalecimento da faixa. Ela também informou que uma das metas do órgão em 2014 é a construção do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Rondônia (PDES-RO), coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI), e que para isso é essencial que o núcleo esteja reestruturado e firme, pois integrará também as propostas do PDIF.

Ponto de Partida

A retomada dos trabalhos passará pela recomposição do núcleo; avaliação das implantações do PDIF; avaliação da carteira de projetos; realinhamento dos programas do Estado com o governo federal; e a interação com os demais núcleos dos estados brasileiros de fronteira.

Uma das primeiras atividades para este ano será a realização de um evento a nível estadual envolvendo entidades, representantes da sociedade civil organizada, prefeituras e outros atores da faixa de fronteira de Rondônia. De acordo com o sub-coordenador do núcleo estadual, Cristiano Nascimento, o evento será também a oportunidade dos novos gestores municipais conhecerem os objetivos do núcleo estadual. “A intenção é estruturar e fortalecer o núcleo, dessa forma o evento será também o momento para a inclusão de novos integrantes ao núcleo”, destacou Cristiano.

“Queremos o melhor para o Estado e a retomada dos trabalhos está entre as prioridades da gerência, que junto com o PDES vem fortalecer e dar um denominador comum às ações do PDIF”, disse a gerente da GPP, Conceição Rúbia.

O debate contou com a presença da vice-prefeita de Guajará-Mirim, Cleude Zeed, e representantes do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Rondônia (Sebrae), da Universidade Federal de Rondônia (Unir), do Consórcio Binacional para Integração e Desenvolvimento Sustentável (CBIDS), da Superintendia Estadual de Promoção da Paz (Sepaz) e das Secretarias Estaduais da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri) e Educação (Seduc). Também estiveram presentes técnicos da Sepog.

Texto e foto: Jane Carla

Governo, Rondônia