Governo de Rondônia
28/03/2024

ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Novo sistema visa facilitar oferta de serviços no “Tudo Aqui” e gerar economia de R$ 240 mil

10 de novembro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Nova ferramenta vai modernizar e facilitar atendimento ao cidadão no “Tudo Aqui”

Na expectativa de modernizar suas ações, facilitar a vida do cidadão e racionalizar suas despesas, o Governo de Rondônia está implantando o sistema próprio de Gestão de Serviços, desenvolvido pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic). O sistema é mais uma solução integrada no Portal do Cidadão para simplificar a obtenção dos serviços ofertados pelo Estado, especialmente no “Tudo Aqui”.

De acordo com Euriane Frota, analista de sistema e gestora do projeto da Setic, o novo sistema projetado pela Setic e Casa Civil, além do benefício que trará ao cidadão no atendimento às suas necessidades (solicitações) por serviços.

O diretor executivo da Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp), João Pablo Lima, explica também que a substituição da plataforma antiga, operada por uma empresa terceirizada, cujo contrato encerra no final deste ano, vai gerar uma economia na ordem de R$ 240 mil aos cofres do Estado. 

Destaque-se, conforme explicações da Setic, que o projeto “Portal do Cidadão” é um dos três eixos que compõe o programa “Governo Digital” (GOD) que atende ao decreto de desburocratização e a Lei Federal de transparência do serviço público. Seu planejamento e concepção é o resultado de uma parceria com a Casa Civil, com orientação do governador Marcos Rocha, visando atender ao comando do Planejamento Estratégico do Governo, com a finalidade de disponibilizar os serviços ofertados pelo Estado ao cidadão, possibilitando solicitação e acompanhamento dos mesmos, além de oferecer uma comunicação de informativos, campanhas e avisos relevantes de forma mais direta.

A nova plataforma, que passa a ser responsável pela Carta de Serviços do Portal do Cidadão, foi apresentada nos últimos dias 5 e 6 de novembro aos órgãos do Executivo Estadual, com destaque para os representantes do “Tudo Aqui”, Sugesp e da Casa Civil, órgãos contemplados com o projeto que visa disponibilizar, por meio do portal exclusivo ao cidadão, segundo explica Euriane Frota.

Importa destacar que, no âmbito dos serviços prestados pelo Governo, o Portal do Cidadão é importante ferramenta do Poder Executivo à disposição do cidadão.

Em especial, para o “Tudo Aqui”, o projeto “Portal” abrangerá ferramentas para agendamento de serviços, chamada de senhas e emissão de relatórios com o quantitativo de atendimentos realizados de todos os parceiros cooperantes nas agências do Centro de Atendimento ao Cidadão, que estão aptas a emitir: Carteira de Identidade (RG), Certidão de nascimento/casamento, Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE), Passe Livre do idoso/portador de deficiências, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física e digital, entre outros serviços.

Este projeto do Governo, que foi objeto de muita análise e planejamento reflete o compromisso do Poder Executivo Estadual com a população rondoniense, possibilitando meios adequados e procedimentos inovadores para o atendimento das demandas, e a consequente melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Legislação, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo