Governo de Rondônia
23/04/2024

TECNOLOGIA

Novo ramal VoIP é instalado na Escola Estadual Raimundo Nonato Vieira da Silva, na zona Rural de Porto Velho

21 de abril de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Além da economia, VoIP garante qualidade nas ligações e possibilidade de levar telefonia às localidades ainda não atendidas

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic, promove a expansão de tecnologias, desta vez com a implementação do Sistema de Voz sobre o protocolo de Internet – VoIP.

Foi instalado um novo ramal Voip na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Nonato Vieira da Silva, localizada na zona Rural de Porto Velho. O novo canal de comunicação será destinado às ligações externas da comunidade escolar.

Além da implantação do novo ramal telefônico, a Setic implementou o número do W-VoIP, uma ferramenta desenvolvida pela equipe da Gerência de Voip, implantada em uma multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones, possibilitando também, uma melhor comunicação.

O governador Marcos Rocha, destaca que, o Governo do Estado está avançando na questão tecnológica. “A tecnologia irá permitir maior viabilidade de informações, promovendo uma comunicação cada vez mais efetiva com o cidadão”, disse.

É o VoIP, que permite a transmissão de voz por IP (Protocolos de Internet), ou seja, transforma sinais de áudio analógicos (como em uma chamada), em dados digitais que podem ser transferidos através da internet, funcionando para ligações internas e externas.

O assistente de tecnologia da informação e comunicação da Setic, Ricardo Dennys Soares, ressaltou que, além da economia, por meio da tecnologia, é possível a realização de chamadas telefônicas para localidades mais extremas, que não são atendidas pelo sistema de telefonia tradicional, por se tratar de uso de telefonia por intermédio do protocolo de internet, como a localidade da EEEF  Raimundo Nonato.

A vice-diretora, Marinete da Conceição destacou que, o telefone institucional facilitará a comunicação com a comunidade escolar e com os outros setores da Educação. A secretária de Estado da Educação, Ana Pacini acrescentou que, um dos pilares para o bom funcionamento da administração escolar é a comunicação. “A solução Voip permite a comunicação com melhor qualidade e economia, principalmente com a comunidade escolar”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: Valéria Rodrigues
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo