28/04/2024

TECNOLOGIA

Novo Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação alinha estratégias para 2024-2027

22 de dezembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O PDTIC é um instrumento estratégico para alcance dos objetivos da Superintendência para o próximo quadriênio

A Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) estabeleceu em dezembro, seu novo Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) 2024-2027, com o objetivo de adequar e alinhar o planejamento tecnológico da superintendência às premissas contidas no Planejamento Estratégico Estadual.

O PDTIC é um instrumento estratégico a alcance dos objetivos da Superintendência para o próximo quadriênio e se destaca por seu papel em promover a Governança de TIC. Com o fim de estabelecer as diretrizes e o direcionamento dos trabalhos a serem realizados para os próximos anos, visando atender às crescentes demandas por serviços digitalizados, integrados, seguros, adaptáveis e inclusivos, promovendo consequentemente eficiência e inovação.

AÇÕES ESTRATÉGICAS

As ações que compõem o Plano concentram-se em seis eixos tecnológicos estabelecidos dentro do PDTIC, permitindo à Setic cumprir seu propósito transformador diante da crescente necessidade de digitalização dos serviços públicos. O Estado passa por uma transição importante, demandando soluções ágeis, móveis e eficientes para atingir seus objetivos estratégicos, com destaque para o atendimento direto ao cidadão por meio de serviços digitais.

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, além de buscar promover a transformação e inovação digital, também enfoca a importância de manter o corpo funcional atualizado e capacitado para lidar com as demandas tecnológicas emergentes. Além disso, destaca a necessidade de uma infraestrutura segura, robusta, adaptável e resiliente, garantindo assim, a continuidade do negócio de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) dentro do Governo Estadual.

A gerente de Planejamento e Governança, Rosemeire Vidal destacou que, a entrega do PDTIC marca um passo significativo rumo à maturação da Governança no âmbito da Setic. “Ressaltamos os alinhamentos obtidos pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação, com as metas estratégicas do Estado, dessa forma, esperamos uma resposta mais ágil e eficaz às demandas dos cidadãos, promovendo um ambiente governamental mais digital, integrado e acessível”, evidenciou.

Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: Valéria Rodrigues

Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, LGPD, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia