29/06/2024

Ministro Mangabeira Unger veio a Rondônia continuar plano de desenvolvimento

17 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

mangabeira_unger_governador_confucio_agir-14-08-15

Mangabeira explica plano para desenvolvimento rondoniaense

O ministro nacional de Assuntos Estratégicos (SAE) veio à Porto Velho, na última sexta (14), prosseguir com seu trabalho de planejamento e concepção desenvolvimentista idealizados especificamente para Rondônia.

Mangabeira Unger foi vice-presidente do Conselho Estratégico de Desenvolvimento Sustentável de Rondônia (CONEDES), cargo que ocupou entre 2011 e 2013. Na ocasião, ajudou Rondônia assumir iniciativas que sinalizam alternativas ao modelo de gestão do país. Suas ideias foram aplicadas e compõem uma das principais ferramentas de controle direto que o Governador Confúcio Moura utiliza para gerenciar suas prioridades no Governo, a AGIR – Agenda Integrada de Resultados.

Em seu primeiro compromisso da visita que fez em Porto Velho foi apresentado à AGIR. A edição especial da agenda foi comandada pela Diretora Executiva da SEAE (Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos), Rosana Cristina Vieira de Souza, que demonstrou como as idealizações de Mangabeira estão sendo proficuamente aplicadas na atual gestão estadual. A AGIR é realizada pelo EGPP – Escritório de Gerenciamento de Programas e Projetos – que monitora intensivamente os projetos prioritários do governo através  do Sistema de Gerenciamento de Programas e Projetos (SGPP).

Para exemplificar a utilização de todo o complexo de gestão da SEAE, a Diretora Rosana demonstrou como foi realizado o monitoramento do projeto de reconstrução da Usina de Calcário Félix Fleury, em Pimenta Bueno, entregue em 2014 quando sua capacidade de produção passou a 400 mil toneladas por ano, frente aos 30 mil anteriores.

O Governador Confúcio Moura, entusiasta declarado das idealizações do Ministro, o convidou para a continuidade ao trabalho. Mangabeira aceitou prontamente o convite e declarou, durante o encontro, venho “conhecer os resultados práticos realizados a partir da idealização do projeto estadual de gestão, continuar a antiga discussão sobre o desenvolvimento regional e recrutar Rondônia acerca dessa nova tarefa nacional de novos rumos de gestão”.

Segundo  Mangabeira, sua nova missão parte do cumprimento de quatro grandes agendas criadas especificamente para Rondônia:

Economia da floresta – quebrar os paradigmas de desenvolvimento sustentável eficaz através do desenvolvimento de possibilidades para construção do elo intermediário entre o extrativismo artesanal e o desenvolvimento sustentável com a floresta a partir do uso de alta tecnologia e alta ciência.

Rondônia do cerrado – modelo qualificado de agropecuária que começa na recuperação de áreas degradadas, intensificação da pecuária combinado com rodízio de lavoura de alto valor agregado. Construção do extensionismo rural,  ampliando conceitos e técnicas ao pequeno e médio produtor.

Gestão pública  – capacidade estadual de assegurar profissionalismo nas carreiras de estado, eficiência na administração e experimentalismo na maneira de prover os serviços públicos.

Proposta revolucionária na educação – colocar as competências analíticas, a capacidade de pensar no lugar da velha forma de ensino – o decoreba  e a enciclopédia.

Texto: SEAE
Fotos: Bruno Corsino

Agricultura, Agropecuária, Economia, Educação, Governo, Infraestrutura, Meio Ambiente, Rondônia, Servidores, Sociedade, Tecnologia