Governo de Rondônia
19/03/2024

TECNOLOGIA

Mil Dias de Gestão: Setic destaca ações que impulsionaram o avanço tecnológico do Governo de Rondônia

10 de outubro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Para debater sobre temas de tecnologia da informação, foi criado o Seticast

O setor de tecnologia ganhou destaque na atual gestão do Governo de Rondônia. De 2019 a 2021, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) realizou diversas atividades que atendem às atribuições, como coordenar, padronizar e organizar a tecnologia da informação e comunicação (TIC) do Governo do Estado.

Uma das ações destacada nos mil dias de gestão do governo Marcos Rocha refere-se ao fortalecimento da tecnologia, com a reestruturação da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic) da Superintendência do Estado para Resultados (EpR), em Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), conforme a Lei Complementar nº 1062, do Diário Oficial.

A mudança não aumentou o número de cargos, nem de despesas e teve o objetivo de aprimorar a tecnologia da informação e comunicação do Estado com a aquisição de equipamentos, ativos de rede e softwares de ponta, visando a expansão do Data Center governamental, além de ampliar a capacidade de armazenamento, garantiu também o aprimoramento e a melhoria das rotinas de segurança.

Outro investimento na infraestrutura foi a aquisição de um Data Center de redundância (modelo container), equipamentos e softwares de ponta com o objetivo de melhorar a alta disponibilidade de serviços. Com essas aquisições, o acesso a diversos serviços ganhou mais celeridade e a garantia de continuarem em funcionamento mesmo em casos de interrupções de energia, otimizando também os trabalhos dos servidores públicos do Estado.

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

A Setic também avançou na desburocratização, agilidade, publicidade e transparência do serviço público. Concebido sob a liderança da Superintendência de Gestão de Pessoas (Segep), gestora do projeto (cliente), com a parceria da Setic (desenvolvedora), o novo Portal do Servidor, cujo acesso pode ser feito por meio do endereço portaldoservidor.sistemas.ro.gov.br, contempla vários serviços ou sistemas integrados, entre eles a integração com o e-estado, alpha (carta de serviços de RH), SIF (homologação de frequência do servidor), SID (solicitação de férias), Skala (registro de plantão) e o Comunique-se (intranet), que propõe melhorar a comunicação interna – do servidor com a Administração.

A Plataforma de Publicação Eletrônica (PPE), desenvolvida em parceria com o Diário Oficial do Estado de Rondônia (DIOF- RO), é um sistema que permite a solicitação e gerenciamento de publicações das unidades governamentais e não governamentais de Rondônia. O que antes era feito manualmente, hoje conta com mais agilidade e segurança, facilitando a continuidade das atividades do DIOF que, mesmo com a pandemia, se manteve estável economicamente. A plataforma é um marco por ampliar a publicidade dos atos do Poder Executivo, mas também por fornecer mecanismo que fortalece a democracia.

AMBIENTAL, SAÚDE, AGRO E INDÚSTRIA

VisaOn: Plataforma de Vigilância Sanitária Rondônia em parceria com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa). Foi o sistema que revolucionou a operação e gerência do serviço de vigilância sanitária do Estado no atendimento às demandas dos empreendedores do setor de saúde e da população.

SUSIE: Sistema de Fiscalização de produtos de origem animal em parceria com a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron). O sistema faz emissão on-line de vistoria para os 18 tipos de indústrias e agroindústrias que trabalham com produtos de origem animal em Rondônia. A iniciativa para construção do novo sistema tem por objetivo facilitar o acesso dos estabelecimentos aos serviços fornecidos pelo Estado.

SOCIEDADE E A PANDEMIA

Além das ações entre os servidores, a Setic se fez presente no desenvolvimento do software para fornecimento de refeições aos cidadãos vulneráveis de maneira eficiente, no projeto “Prato Fácil”, em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas).

Durante o período de home office foram lançados 23 novos sistemas. Em destaques estão:

Programa de Transparência de Renda Temporária (AmpaRO) – Desenvolvido em apenas cinco dias, em parceria com a Seas, destinado ao cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica em Rondônia, tendo como resultado mais de 22 mil beneficiários.

Sistema de Análise de Propostas Culturais (SapCultural) – Desenvolvido em parceria com a Superintendência de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), visando garantir renda emergencial para os profissionais dos setores cultural, criativo e ações de fomento à cultura, por meio da realização de prêmios e editais para o setor. Foram nove editais publicados, mais de 600 cadastros e 124 artistas contemplados com o auxílio.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: João Antônio Alves
Fotos: Emiliano Matsumura
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo