Governo de Rondônia
27/04/2024

TECNOLOGIA

Integração entre instituições governamentais possibilita inovações ambientais no combate às queimadas em Rondônia

17 de janeiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A visita teve como objetivo conhecer a plataforma “Painel do Fogo”

Com o objetivo de promover um intercâmbio dos conhecimentos em inovações ambientais uma equipe da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) visitou o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), na terça-feira (16), reforçando a colaboração entre as instituições. A visita teve como objetivo conhecer a plataforma “Painel do Fogo”, um software do Governo Federal que possibilita análises de focos de calor em todo o território brasileiro.

A iniciativa visa não apenas conhecer a tecnologia empregada na plataforma, mas compreender a estrutura de integração entre bancos de dados, fortalecendo assim, a capacidade de integração entre ambos os órgãos para o desenvolvimento de uma solução tecnológica para desempenhar apoio às atividades do Governo no combate a incêndios no Estado.

O gerente do Censipam, Caê Moura destacou que, foi uma oportunidade enriquecedora para ambas as partes. “Apresentamos a plataforma “Painel do Fogo”, que é uma ferramenta de monitoramento e combate dos focos de calor. Estamos entusiasmados em explorar essa tecnologia e colaborar com a Setic para o desenvolvimento de uma ferramenta solução tecnológica, que contribuirá para nossos esforços conjuntos na preservação da Amazônia”, ressaltou.

Durante a visita, as equipes da Setic e do Censipam puderam discutir estratégias, compartilhar conhecimentos e alinhar objetivos para potencializar a parceria. A troca de experiências fortalece as capacidades técnicas de ambas as instituições, e promove o avanço conjunto em soluções inovadoras para desafios ambientais complexos.

O superintendente da Setic, Delner Freire, acrescentou que a parceria entre o governo do Estado e o Censipam representa um passo decisivo na busca por soluções tecnológicas avançadas à preservação da Amazônia. “Através dos profissionais da Setic, será possível concretizar este projeto. Esta ação demonstra o engajamento do Estado na proteção ambiental. Ao explorar a tecnologia por meio do “Painel do Fogo”, ambas as instituições fortalecem o compromisso mútuo na preservação da Amazônia”, destacou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: Frank Nery
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Governo, Governo Fez e Faz, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo