01/07/2024

TRÁFEGO DE DADOS

Infraestrutura de tecnologia do Governo de RO é escolhida para sediar Ponto de Interconexão Central de Redes

01 de julho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O  anúncio da parceria aconteceu durante 5º Conecta NET, evento focado em palestras sobre infraestrutura de internet, na sexta-feira (28) , em Porto Velho

A fim de garantir uma conexão direta entre os principais provedores de internet, o governo de Rondônia foi selecionado para sediar o primeiro Ponto de Interconexão Central (PIX) do estado. O PIX Central fica estabelecido em datacenters [centro de processamento de dados] que hospedam equipamentos para possibilitar a interligação simultânea de centenas de organizações, as quais disponibilizam conteúdo de streaming de vídeo [transmissão contínua], sítios de buscas, redes sociais, bancos, universidades, órgãos de governo, entre outros. O anúncio da parceria aconteceu durante o 5º Conecta NET, evento focado em palestras sobre infraestrutura de internet promovido pela instituição, na sexta-feira (28), em Porto Velho.

A ação faz parte de um trabalho desenvolvido pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), em parceria com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade integrante do Conselho Gestor da Internet no Brasil.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a escolha é um registro importante para a infraestrutura de tecnologia da informação no estado. “Ao sediar o PIX Central, o governo reforça o comprometimento com o desenvolvimento tecnológico, juntamente à infraestrutura que atende às demandas crescentes de conectividade em Rondônia,” pontuou.

A efetivação da parceria aconteceu após a visita da equipe da NIC.br à Setic em setembro de 2023. O grupo teve a oportunidade de conhecer o fluxo de trabalho das coordenadorias diretamente envolvidas com tecnologia da informação, o que possibilitou vivenciar as atividades diárias dos profissionais que dirigem o desenvolvimento de sistemas, e administram a infraestrutura e serviços da Superintendência.

Durante a visita, o gerente de Infovia da Setic, Francismar Alves, apresentou a operação da rede de fibra ótica de Rondônia, elucidando quais órgãos governamentais são interconectados pela rede e quais serviços de conectividade são disponibilizados.

O diretor técnico da Setic, Gabriel Carrijo, acrescentou que essas interações promovem colaboração entre as instituições, e contribuem para o progresso tecnológico do estado.

PONTO DE INTERCONEXÃO CENTRAL

Pontos de interconexão desempenham um papel importante para o funcionamento da internet, ao centralizar todo o tráfego de dados em uma determinada região. A partir dele, o tráfego é acessado e distribuído para outras localidades, nos quais os provedores podem interligar seus servidores, otimizando assim, o fluxo de informações para os usuários. A centralização de redes permite que a internet fique mais veloz, eficiente e resistente a falhas, resultando no melhor desempenho da internet do estado.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: Valéria Rodrigues

Comunicação, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia