23/04/2024

Incentivos contribuem com aumento do setor comercial em Rondônia

16 de dezembro de 2013 | Governo do Estado de Rondônia

47DD8DB0-4DFD-4BA9-869B-0EBB3CC370CB_5-Henrique-Souza-Leite-Jucer_640x454

Além dos incentivos concedidos pelo governo estadual, o presidente da Jucer, Henrique de Souza Leite, atribui a ampliação das empresas em Rondônia à criação da Rede Nacional para Simplificação dos Registros (Redesim), que possibilitou à Jucer desburocratizar o serviço, agregando trabalhos em um só sistema nas esferas nacional, estadual e municipal. “Com a implantação do sistema, simplificamos os pedidos, que antes demoravam três meses para ser resolvidos e agora são realizados dentro de 24h”, disse.

Henrique de Souza reforçou que agora o empreendedor tem à disposição o registro, expedição do CNPJ e inscrição estadual por meio do “Kit Jucer”, não precisando ir mais a outros órgãos. Esse trabalho é facilitado porque integram também a Redesim a Receita Federal, a Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), Corpo de Bombeiros Militar, Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), Sebrae, Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e as prefeituras, por meio das Secretarias de Fazenda, Meio Ambiente, de Regularização Fundiária e de Saúde, incluindo a Vigilância Sanitária. Ele destacou a parceria com a Agência Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que permite o envio da documentação necessária exclusivamente à Junta Comercial.

Com a descentralização, ainda de acordo com Henrique de Souza, pelo menos 11 municípios já foram beneficiados com a instalação de uma Representação da Jucer, que são Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena, Cacoal, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru e Buritis. O critério utilizado para a instalação foi a quantidade de empreendimentos registrados nos últimos anos.

Das empresas abertas em todo o Estado nesses três anos, apenas 533 fecharam as portas antes do previsto, percentual que o presidente da Jucer considera insignificante, tendo em vista que as que se mantêm superam as expectativas. Henrique de Souza não soube precisar o ramo de negócios mais procurado, “pois é comum o empresário no ato do cadastro informar a exploração de vários ramos de atividades, mas na prática exerce apenas um”.

Rondônia