Governo de Rondônia
23/04/2024

Hemocentro de Rondônia se prepara para o natal

26 de dezembro de 2013 | Governo do Estado de Rondônia

Para se ter uma ideia, nesta segunda-feira (23),  o banco de sangue de Porto Velho contém 500 bolsas. O suficiente para atender as necessidades do feriado de natal.  De acordo com o biomédico Marcos Furtado Mendonça, o atual estoque de sangue é bom, mas é importante que doadores procurem o hemocentro nos próximos dias e abasteçam com novas doações. “É preciso repor o que estamos fornecendo. O sangue tem prazo de validade e temos que garantir bolsas para quem precisar de sangue. Conseguimos atender as necessidades do momento, mas temos que captar novos doadores”, explica o biomédico.

fheme

Um esquema de força tarefa foi montado para o mês de dezembro. Além da presença do Papai Noel, outras ações estão sendo realizadas. É o caso da “Blitz da Solidariedade”, uma iniciativa do hemocentro em parceria com o Detran. Agentes da Lei Seca escolhem as ruas com maior fluxo de carros, os condutores são abordados, recebem um folder explicando as necessidade de manter o estoque de sangue e são convidados para salvar vidas.
O presidente do hemocentro, Orlando Ramirez ressalta os resultados positivos da parceria com o Detran. “O número de acidentes aumentam nos períodos de feriados e o número de doadores chega cair em até 50%. Vivemos uma luta diária para atender as necessidades de pacientes. Estamos inovando e criando diversas formas de mobilizações. Utilizamos o Papai Noel para provocar, fazer com que as pessoas pensem no assunto e procurem o banco de sangue”, salientou Ramirez.
O governador de Rondônia, Confúcio Moura, diz estar atento e acompanhando os trabalhos do hemocentro. “O nosso hemocentro não para e acompanho de perto todos os trabalhos desenvolvidos”. Como o banco de sangue requer muita atenção, disse Confúcio, a Fhemeron conta com a solidariedade das pessoas pois não tem como comprar o sangue sendo este um ato de amor ao próximo e compromisso com a vida.
Confúcio salientou que na semana passada houve a confirmação de que uma doadora rondoniense salvou a vida de um paciente mineiro. Ela fez o cadastro de medula óssea, os dados foram cruzados e ela salvou uma vida. “Estamos comemorando o excelente trabalho dos profissionais envolvidos e também os resultados positivos da história. Aproveito o momento para reforçar o convite aos doadores para que possamos salvar outras vidas”, enfatizou Confúcio Moura.
TEXTO: Lu Braga
Foto: Esio Mendes

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo