Governo de Rondônia
14/01/2025

NEGÓCIO

Grupo de empresários do setor de transporte multimodal do Pará quer atuar no Porto de Porto Velho

26 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Empresários de Belém conhecem estrutura do Porto da Capital

Empresários de Belém conhecem estrutura do Porto da Capital

Executivos especializados em soluções logísticas para transporte multimodal, do Grupo Atlântica Murupi, de Belém (PA), visitaram na manhã desta quarta-feira (26) no Porto de Porto Velho com a finalidade de ampliar a eficiência na prestação dos serviços e iniciar a operacionalização em Rondônia.

Com mais de 30 anos de atuação no mercado de transporte de cargas, operações portuárias, transporte fluvial e rodoviário, além de armazenamento e movimentação de cargas em geral, o grupo também foi pioneiro na movimentação de container no trecho Manaus-Belém e hoje avança na operacionalização de container tipo reefer (refrigerados) para movimentação de cargas perecíveis, como carnes.

Tiago Pinto, diretor-executivo do grupo, afirmou que a procura por um porto público alfandegado surgiu a partir da necessidade de redução do tempo de escoamento da produção que fica concentrada na rede de frigoríficos em Ji-Paraná. “Nos moldes atuais a exportação da carne pelo trajeto Porto Velho-Manaus-Belém até chegar ao comprador final demora 60 dias. Concluindo a parceria, esse prazo reduziria pela metade, atendendo ao gargalo logístico e dando vazão à produção local”, disse, completando que nos últimos três anos o grupo investiu mais de R$ 25 milhões para dar facilidade ao empresário que não tem interesse em fazer esse processo de exportação. Temos a estrutura necessária para atender a essa demanda”, declarou o diretor.

Na reunião, o superintendente do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder), Rubens Nascimento, apresentou aos executivos os projetos de modernização do porto que estão previstos para serem implantados nos próximos meses. “O que for preciso ser implantado para que o porto tenha condições de atender à demanda do setor produtivo do estado vai ser feito. Rondônia está a menos de 1.400 quilômetros do Oceano Pacífico e a pouco mais de 1.200 quilômetros de Belém pela hidrovia, reduzindo consideravelmente os custos de transporte para o produtor e para o consumidor final”, assegurou Rubens.

O presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), Leudo Buriti, destacou a vantagem competitiva do Porto de Porto Velho com a disponibilidade de um porto alfandegado para agilizar todo o processo aduaneiro, e garantiu que novos investimentos serão implementados.

“O governador Confúcio Moura tem uma visão muito especial sobre o porto público e já definiu que tudo o que precisar ser feito para dar fomento à economia local, será feito. Temos recursos que serão implantados, dentro dos próximos anos, a partir de um convênio assinado com a Secretaria dos Portos (SEP) maior que R$ 20 milhões, e que propiciarão o desenvolvimento do estado como um todo. Vale ressaltar que somos o único porto público da região Norte com um porto alfandegado”, citou Leudo Buriti.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Sem categoria


Compartilhe


Pular para o conteúdo