Governo realiza fóruns e encontros regionais em Vilhena

13 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Vilhena – O governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), realiza no próximo dia 17 deste mês, em Vilhena, os fóruns regionais para eleição de representantes para compor o Conselho Estadual de Direitos Humanos, seguido de Encontros Regionais preparatórios para a primeira Conferência Estadual de Migrações e Refúgios (Comigrar).

Aberto à comunidade e com o tema “O controle social nos Direitos Humanos”, o primeiro evento será aberto a partir das 8h, no auditório da Coordenadoria Regional de Educação (Seduc), contando com a participação de movimentos sociais, pastorais, representantes do Ministério Público, OAB, Sepaz, Unir, Tribunal de Justiça e demais atores sociais dos sete municípios do Cone Sul. O representante da Superintendência Estadual de Promoção da Paz em Vilhena, Nilton Gomes também participa da articulação dos eventos, juntamente com a equipe da Seas.

De acordo com o secretário regional de Vilhena, Ronaldo Alevato, a meta é promover um espaço de debate político regionalizado sobre os direitos humanos e as migrações.Para a gerente regional da Seas em Vilhena, Solange Bernardo, o evento vai efetivar a escolha dos representantes  da sociedade civil organizada para compor o Conselho Estadual.

Migrações e RefúgiosA partir das 14h, ainda no auditório da Seduc, os debates dos encontros regionais para a primeira Conferência Estadual de Migrações e Refúgios (Comigrar) estarão centrados em cinco eixos temáticos: igualdade de tratamento, inserção social, cidadania cultural, violações de direitos e participação social.
Na ocasião, haverá a apresentação do Regimento dos Encontros, proporcionando um espaço para ampliar o diálogo acerca das migrações, norteando a construção de uma política e de um plano nacional  sobre migrações e refúgio.

Texto: Eraldo Morais
Fotos: Eraldo Morais