Governo de Rondônia
27/04/2024

TECNOLOGIA

Governo de Rondônia proporciona agilidade e eficiência aos servidores públicos e à administração com o Portal do Servidor

31 de agosto de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Por meio do sistema, os servidores têm acesso à plataforma que centraliza uma série de serviços, que eram realizados de forma burocrática

A transformação digital desempenha um papel crucial na otimização dos serviços públicos, proporcionando maior agilidade e eficiência aos servidores públicos e à administração. Nesse contexto, o Governo de Rondônia tem se destacado com o Portal do Servidor, sistema desenvolvido pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic, em colaboração com a Secretaria de Estado de Gestão de Pessoas – Segep, juntamente à Secretaria Estadual de Comunicação – Secom.

O Portal do Servidor desde seu lançamento revolucionou a gestão de recursos humanos. Através do sistema os servidores têm acesso a plataforma que centraliza uma série de serviços, que antes eram realizados de forma burocrática, hoje, realizados de forma totalmente on-line e integrada, facilitando a vida do servidor.

ACESSO DO SERVIDOR

Por meio deste canal, o servidor pode realizar o registro de frequência, de forma online dentro do próprio portal ou quando registrado no ponto eletrônico em sua unidade, pode realizar o acompanhamento simultâneo da sua frequência.

Dentro do Portal, o servidor também é direcionado a serviços específicos, como as informações pessoais, ficha funcional, pagamento de banco de horas e até as cautelas em seu nome. Consegue também realizar serviços de marcação de férias, solicitação de licença médica, alteração de acesso ao SEI, ou seja, caso o servidor mude de lotação, este pode solicitar direto pelo portal, sem precisar passar pela burocracia de ir até o seu RH.

O PORTAL

O portal do servidor contempla vários serviços ou sistemas distribuídos, como o E-estado, alpha (carta de serviços de RH), SIF (homologação de frequência do servidor), SID (solicitação de férias), dentre outros sistemas. A integração do portal e do sistema de homologação permitiram o registro de mais de 470 mil frequências, isso resulta uma média de 15 mil registros coletados por dia, homologando mais de 18 mil folhas, só no mês de julho de 2023.

O diretor técnico da Setic, Gabriel Carrijo destaca que, a Setic está sempre melhorando os processos e acompanhando as mudanças e necessidades dos processos para cada secretaria. “Além das atividades de desenvolvimento, dispomos de uma infraestrutura voltada para monitorar o desempenho do sistema, com um painel de monitoramento dedicado a supervisionar o funcionamento de todos os 334 pontos eletrônicos, sincronizados com nosso sistema”, declarou.

Ainda, conforme Gabriel Carrijo são conduzidas campanhas regulares com o propósito de garantir que todos os servidores efetuem atualizações cadastrais. “Através dessa iniciativa, almejamos assegurar que cada departamento de recursos humanos proceda com a atualização periódica dos dados essenciais no sistema, mantendo a precisão das informações de cada servidor”, explicou.

Para o governador Marcos Rocha, “com o sucesso de desempenho do Portal do Servidor, Rondônia se destaca como exemplo, como a automatização de processos pode modernizar e desburocratizar a gestão pública, permitindo assim, que os servidores estaduais tenham acesso a serviços de forma rápida e eficiente, e a administração ganha agilidade na tomada de decisões e no gerenciamento dos recursos”, salientou.

O gestor de frequência da Segep,  José Rodrigues destacou a melhoria realizada pela automação. “Os sistemas também dão maior transparência e atendem aos princípios que regem a administração pública”, pontuou.


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Fonte
Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: Idan Luiz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Governo Fez e Faz, LGPD, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


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